João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 26.87ºC
IBOVESPA 124645.58
Euro 5.5362
Dólar 5.16
Peso 0.0059
Yuan 0.7126
Cabedelo disponibiliza vacina contra febre amarela em todas as Unidades de Saúde da Família
17/11/2021 / 11:00
Compartilhe:

Além da vacinação contra a covid-19 – que segue imunizando toda a população acima dos 12 anos – a prefeitura de Cabedelo, por meio da Secretaria de Saúde (Sescab), também está aplicando a vacina contra a Febre Amarela.

A dose é única e a vacina está incluída no calendário de vacinação estadual, para toda a população acima dos 9 meses. Para ter acesso à dose, basta ir à USF mais próxima com o cartão do SUS ou CPF, documentos de identificação e carteira de vacinação.

A vacina está disponível em dias pré-determinados, de acordo com a unidade. Para saber o calendário, o usuário pode ligar para o telefone (83) 3228.3097.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida. Para quem recebeu uma dose da vacina antes de completar cinco anos, porém, está indicada a dose de reforço, independentemente da idade que tiver.

A vacina contra a Febre Amarela é indicada para crianças ao completarem 9 meses de vida (com dose de reforço aos 4 anos de idade); pessoas de 5 a 59 anos de idade não vacinadas ou sem comprovante de vacinação; pessoas que receberam apenas 1 (uma) dose da vacina antes de completarem 5 anos de idade devem tomar uma dose de reforço. Quem já se vacinou dentro destes parâmetros não precisa se vacinar novamente, pois a imunização dura por toda a vida.

A febre amarela é uma doença viral aguda, imunoprevenível, transmitida ao homem e a primatas não humanos (macacos), por meio da picada de mosquitos infectados. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A maior frequência da febre amarela ocorre entre os meses de dezembro e maio, período com maior índice de chuvas, quando aumenta a proliferação do vetor.

Vacinas da Febre Amarela e da Covid

De acordo com o MS, deve-se respeitar um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas. Ou seja, se tomar a vacina contra a febre amarela, é necessário aguardar 14 dias para tomar a da Covid-19 e vice-e-versa.