O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia, recebeu, nesta quinta-feira (22), a visita do secretário de Turismo de Cabedelo, Haenell Farias, acompanhado da profa. Denise Gadelha, do Departamento de Turismo da UFPB, com quem tratou de parcerias na área turística. A reunião também contou com a pró-reitora de Extensão, profa. Berla Moreira.
No encontro, foi discutido um termo de cooperação entre as duas instituições, que deve ser aplicado a áreas de gastronomia, turismo e informática. Além disso, os gestores pretendem realizar um evento gastronômico no Forte de Santa Catarina, localizado em Cabedelo.
“Uma das ideias é transformar Cabedelo na cidade gastronômica da Paraíba, pois componentes não faltam, já que tem os melhores pescados e frutos do mar”, destacou o reitor.
Valdiney adiantou que, por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), coordenada pela professora Berla Moraes, pretende criar uma empresa júnior no curso de bacharelado em Turismo da UFPB. “Queremos captar recursos para projetos e ações, no intuito de inserir nossos estudantes no mercado de trabalho”, disse.
A docente Denise Gadelha relatou que existe uma carência de aproximação entre a graduação de Turismo e o mercado de trabalho. Por meio da parceria com a Secretaria de Turismo de Cabedelo, a professora busca suprir essa necessidade.
“Temos diferentes projetos com os alunos, contudo, muitas vezes, não existia a possibilidade de execução. Falta espaço para tantas experiências, tanto conhecimento que eles acabam gerando aqui dentro e que não chega ao mercado”, contou Denise.
Ao formalizar a parceria, os alunos terão a oportunidade de qualificação, trabalhando na Secretaria de Cabedelo por meio de planejamentos, marketing e guias de turismo.
O Secretário de Turismo, Haenell Farias, relatou que pretende implementar a parceria o mais rápido possível. “Nós temos a intenção de fazer isso o quanto antes. Buscando aproveitar alguma coisa para o verão. Por isso, procuramos a UFPB, pois ela pode oferecer muito para o município e a população de Cabedelo”.
A professora Denise avaliou a reunião como bastante positiva e que espera começar os trabalhos da parceria o quanto antes. “Está todo mundo com ansiedade de fazer acontecer. A universidade está muito proativa no sentido de querer agilizar esse processo. Portanto, eu acredito que nós estamos em um caminho convergente, para fazer a Paraíba despontar no turismo e em outras áreas também, porque nós temos competência para isso”, concluiu.