O deputado federal paraibano Cabo Gilberto (PL) protagonizou uma cena inusitada na tarde desta quarta-feira (5), durante uma sessão da Câmara Federal, em Brasília. O paraibano deu uma “gravata” no deputado André Janones (Avante-MG), na tentativa de evitar uma briga entre o parlamentar e o também deputado mineiro Nikolas Ferreira (PL-MG). O episódio aconteceu na reunião do Conselho de Ética da casa legislativa.
No vídeo, Cabo Gilberto é visto próximo de André Janones, como se estivesse observando a movimentação. Ele percebe que os ânimos vão ficando exaltados na discussão e continua acompanhando quando, em um determinado momento, Janones vai ao encontro de Nikolas para supostamente começar uma briga, Gilberto intervém com o golpe conhecido como gravata (também conhecido como mata leão, que é um golpe de estrangulamento usado nas artes marciais e realizado pelas costas).
O motivo da confusão, que acabou se transformando em algo generalizado pois envolveu outros deputados, foi o Conselho arquivar um processo disciplinar contra André Janones, acusado de participação em um suposto esquema de desvio de recursos públicos (rachadinha). Na votação entre os deputados, o placar foi 12 a 5 pelo arquivamento.