
O governo federal, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), proibiu nesta segunda-feira (3) a fabricação, venda e divulgação de todos os produtos da marca Vibe Coffee, produzidos no Espírito Santo.
De acordo com o órgão, a decisão foi motivada pela ausência de licença sanitária da empresa, além da falta de regularização dos produtos junto à Anvisa e falhas graves nas boas práticas de fabricação, como a inexistência de rastreabilidade e de procedimentos operacionais padrão, além de condições inadequadas de higienização.
As irregularidades foram constatadas durante uma inspeção da Vigilância Sanitária do Espírito Santo. Com isso, estão suspensas a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e o uso de todos os cafés da marca.
O site da Vibe Coffee segue ativo e oferece cafés nas versões moído e em grão, com grãos provenientes de produtores do Espírito Santo e de Minas Gerais.
Esta é a segunda proibição de cafés comercializados pela internet em menos de uma semana. Na última quinta-feira (30), a Anvisa vetou o pó para preparo de café em sachê Fellow Criativo, da marca Cafellow, por conter extrato de cogumelo Agaricus Bisporus, ingrediente não avaliado quanto à segurança de uso em alimentos.