As próximas ações para a Transposição do Rio São Francisco e os desafios para a promoção de um desenvolvimento sustentável na região foram alguns dos temas debatidos no 2º Seminário Fórum Celso Furtado de Desenvolvimento da Paraíba, realizado nesta sexta-feira (15) no Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa.
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) esteve presente na programação, com o presidente Marcus Vinicius Neves compondo a mesa redonda sobre “Demandas, Custo e Gestão da água”, juntamente de outras instituições demandantes da Transposição.
“É importante pensarmos juntos em formas de aproveitar ao máximo o novo cenário desta que é a maior obra de infraestrutura hídrica da América Latina. A Transposição chegou para findar os problemas da seca e promover a prosperidade econômica da nossa região, mas precisamos que esse futuro chegue sem destruição ambiental e com inclusão social”, disse Marcus Vinicius.
Com o tema “O Futuro da Transposição das Águas do Rio São Francisco. A água chegou. E agora? Como alcançar o esperado desenvolvimento sustentável? ”, o seminário foi aberto às 9h com a presença do diretor presidente da Aesa, Porfírio Loureiro; o secretário de Recursos Hídricos da Paraíba, Deusdete Queiroga; e da secretária nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Adriana Melo Alves.
Em seguida foi realizada a conferência “A concepção do Projeto da Transposição do Rio São Francisco como instrumento de desenvolvimento regional”, conduzida pelo professor Francisco Jácome Sarmento, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UFPB.
A programação incluiu também mesas-redondas com a participação de secretários de recursos hídricos dos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, e de órgãos públicos como a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).
Fonte: Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa)