O Centro de Diagnóstico por Imagem Amelino Ferreira de Almeida (CDI), em Cajazeiras, no Sertão paraibano, alcançou em dezembro a marca de 28 mil procedimentos realizados gratuitamente à população de diversas cidades da região, desde a sua inauguração em 2018.
Facilitando o diagnóstico de doenças e cuidado de alta complexidade para quem mais precisa no Sertão, a instituição contou com o apoio do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), que garantiu mais de R$ 4 (quatro) milhões em recursos.
Os dados do CDI apontam que, só em 2021, até o mês de novembro, foram realizados 12 mil procedimentos, entre ressonância magnética, tomografia computadorizada, mamografia digital, raio-x, densitometria óssea e ultrassonografia. Com tecnologia e estrutura, o centro tem se consolidando como referência para municípios, outros estados do Nordeste e o país.
De acordo com Aguinaldo, foram quatro milhões e seiscentos mil reais empenhados no congresso nacional para o Centro, um dos poucos com atendimento gratuito pelo SUS, pois, no país, equipamentos de saúde como esse são geralmente de iniciativas privadas.
“É uma alegria ver que o nosso trabalho contribuiu para que o CDI pudesse chegar a esta marca de procedimentos gratuitos para pessoas de diversas cidades da região, não só de Cajazeiras. Saúde de qualidade é prioridade. Estaremos trabalhando para ajudar sempre mais”, disse o parlamentar.
O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, reconheceu o empenho do deputado em fortalecer não só a saúde da região com os recursos para o CDI, mas também com outras ações.
“Nesses 30 anos, se somar todas as ações de todos os deputados federais, até de filhos da terra, não se iguala ao que Aguinaldo trouxe nesses últimos quatro anos para a cidade. Atendendo um pleito de mim, como prefeito, traduzimos a necessidade do povo. Ele teve sensibilidade e viu a importância, então está aqui o CDI concretizado, e outras obras e ações pela cidade. Cajazeiras não pode deixar de reconhecer os feitos de Aguinaldo, através da nossa gestão e da deputada Dra. Paula”, comentou o prefeito Zé Aldemir.