Por Nilson Hashizumi
Um projeto político que se preze tem a competência de reunir diferentes perfis de participantes, apoiadores, militantes e tantos outros entes políticos que do início ao fim do calendário eleitoral serão bases, pontes, estradas e até mesmo blocos e brita na pavimentação da vitória.
Afinidades, valores comuns, estratégia e visão de curto, médio e longo prazos são os elementos que vão reunir o grupo, para que possam conquistar o apoio de outras pessoas e outros grupos, transformando o primeiro núcleo num verdadeiro elemento de atração, informação e gerador da energia vital.
Formar grupos é uma das primeiras tarefas para quem deseja concorrer a eleições com chances reais de alcançar o mandato. E para 2024, quando serão definidos os cargos do poder público municipal: prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras, há aspectos no cenário que precisam ser analisados para incrementar as chances de vitória.
Não basta ter um grande grupo. É preciso que cada integrante tenha a qualificação apropriada e envolvimento com o projeto. Afinal, o grupo precisa ter coesão e firmeza ao se apresentar e captar adesões de apoio e novos colaboradores.
E esta construção demanda tempo e verdadeira intenção de convergir, afinal relacionamentos sólidos necessitam de conexão permanente e sistemática em prol dos objetivos.
Com o Marketing Político Digital as proporções foram multiplicadas. Tudo que se faz de forma presencial precisa ter correspondência no mundo virtual, o que possibilita fazer com que o propósito do seu projeto chegue a mais pessoas em menor tempo.
Por isto, escolha o público que se identifica com a “solução” que o seu projeto político propõe. E ainda que não seja a hora de encontrar as pessoas e pedir voto, que deve ser guardada até o período da propaganda eleitoral que se inicia em 16 de agosto de 2024. Até lá, toda a movimentação deve se caracterizar como pré-campanha, período em que novos públicos, seguidores, apoiadores devem ser “encantados” e engajados ao projeto.
Redes sociais e internet apenas não são suficientes para vencer uma eleição. Exceto em situações na qual a candidatura seja de uma personalidade influenciadora em pautas políticas, as chances de eleição são maiores, mas dificilmente esta característica será suficiente para alcançar um mandato, seja majoritário ou proporcional.
Portanto use a informação a seu favor, ouça a população, realize pesquisas de opinião com base estatística, ou na falta delas, ao menos promova “escutas” junto a lideranças regionais e territoriais, o que vai lhe permitir acesso à informação sobre o que as pessoas querem e necessitam.
Com público definido e conhecendo a pauta de necessidades se pode preparar o conjunto de argumentos que farão muita diferença em favor do seu projeto.
Aproveite a antecedência e amplie sua base de relacionamentos, quanto maior a sua base de relacionamentos engajados, maiores serão as suas chances de vitória e com apoio competente, espero que você tome posse no primeiro dia de 2025!
Somos um coletivo de estrategistas em marketing político com o propósito de defender e manter a democracia, preservar a liberdade de pensamento como forma de construção da cidadania.
Desenvolvemos “soluções estratégicas em projetos políticos”, compreendendo as necessidades e particularidades de cada cliente, o cenário político no qual está inserido, elaborando as melhores soluções em marketing e comunicação, com honestidade intelectual, utilizando tecnologia e métodos científicos e valorizando as experiências vivenciadas.
Assumimos como missão: “Contribuir para a melhoria da sociedade brasileira, por meio de ações políticas éticas e inovadoras”.