Call to action: O que é e como criar um CTA relevante
03/08/2022 / 11:16
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A call to action pode ser usada em uma estratégia visando com que as pessoas façam download de um e-book, se inscrevam em um evento, ou até mesmo para tomarem a decisão de comprar algo ou assinar um formulário.

Há alguns meios e estratégias para deixá-los com uma taxa muito mais alta de conversão. Uma empresa que faça transporte para e-commerce, pode criar uma campanha com uma call to action voltada para atingir esse determinado público.

Visto isso, este artigo vai apresentar aspectos extremamente importantes da CTA e alguns pontos relevantes para saber antes de usá-lo.

Conceito de call to action

O CTA é um termo em inglês que significa call to action, ou seja, chamada para algum tipo de ação.

Uma loja de camisetas, pode produzir uma campanha com a call to action que tenha como texto “compre agora”, “mande mensagem” e “adquira a sua camiseta”, mas pode ser usado em outros formatos.

Essa chamada pede a ação rápida dos visitantes, leads ou clientes de um site para fazer alguma interação logo depois de ter visto um conteúdo bem produzido, por exemplo.

Os CTAs podem ser em formato de texto, botão ou link, junto de palavras que incentivem a tomada de decisões, e essas frases precisam ser coerentes para o negócio.

Vale lembrar que qualquer marca pode se beneficiar com uma call to action, até uma empresa que vende máquinas de bordar industrial, criando uma campanha com uma CTA que peça o contato dos leads e, assim, o time de vendas liga para realizar a venda.

As características de uma call to action

Uma call to action tem algumas características marcantes na sua composição criativa. Afinal de contas, o método serve para incentivar que o cliente sinta a vontade de comprar. Algumas dessas características são:

  1. Seguir o desejo dos usuários;
  2. Ter um conteúdo excepcional;
  3. Utilizar o lugar ideal para posicionar a call to action;
  4. Usar a chamada correta para o cliente certo.

Ao seguir corretamente o desejo dos visitantes da página e aplicando corretamente a call to action, a conversão com toda certeza vai ser maior. Se bem posicionada também, ela pode fazer uma grande diferença.

Uma empresa que construa salas planejadas, pode fazer uma pequena pesquisa antes de fazer uma call to action e criar ela voltada para os visitantes de seu site. 

Muitas vezes podem ser noivos ou recém-casados, então uma call to action voltada para eles é o mais coerente, dado que fazer algo voltado para a audiência gera mais conversões do que fazer algo genérico.

A call to action deve ser usada porque trabalha baseada nos comportamentos dos visitantes da página. Para que, através dessa técnica se consiga um desempenho interessante para a empresa, é necessário seguir um planejamento focado no lead.

E, por isso, é muito importante que os negócios invistam no estudo da persona de sua marca, principalmente no perfil ideal do cliente que visita o site, visto que isso é bastante fundamental para que a call to action dê certo para a estratégia definida.

Como usar na prática

Como já foi citado, uma call to action pode ser entregue ao público das mais variadas formas possíveis e as pessoas, provavelmente, se deparam com inúmeras delas diariamente, mesmo que não vejam atentamente.

Pode-se fazer um paralelo com as placas de trânsito, que são muito comuns no cotidiano. Elas direcionam as pessoas a fazerem curvas, reduzir a velocidade e até mesmo alertam para não realizar ultrapassagens imprudentes, pois o estrago pode ser muito grande.

O mesmo acontece com as CTAs, pois elas devem te direcionar a outros conteúdos, levar a fazer o download de algum material, a comprar alguma coisa e até mesmo te convencer a entrar em contato para evitar problemas que a sua empresa pode estar enfrentando.

Há várias formas de usá-las, e a maioria já é bem conhecida, já que são muito comuns em sites de mídia social ou buscadores famosos. Alguns exemplos mais práticos são:

  1. Anúncios nas mídias e buscadores;
  2. Banners em sites;
  3. Posts nas redes sociais;
  4. Vídeos e conteúdos para geração de valor.

A call to action se assemelha a algum tipo de placa, mostrando para os possíveis clientes quais são os caminhos que devem seguir.

Considerações finais

Após algum tempo da call to action em ação, é preciso verificar se o resultado que ela deu foi positivo, analisando custo por clique. Se o valor for um número interessante para a empresa, significa que foi uma boa call to action.

Hoje, a call to action é indispensável no mercado de anúncios on-line, pois a maioria das empresas já utilizam essa estratégia. Porém, deve ser feito de forma correta para que os resultados sejam sempre positivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.