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Câmara define nova data para audiência pública sobre o Plano Diretor de João Pessoa
25/05/2023 / 07:04
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A próxima audiência pública para debater a revisão do Plano Diretor de João Pessoa será realizada no dia 13 de junho, às 10h, no plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A nova data foi anunciada nesta terça-feira (23), pelo vereador Damásio Franca (PP), presidente da comissão multidisciplinar criada para subsidiar a atualização do documento. A discussão estava agendada para ocorrer na próxima terça-feira (30).

De acordo com Damásio, mobilidade urbana será o tema que vai nortear o próximo debate. Desde que foi criada, a comissão multidisciplinar realizou duas audiências para analisar a proposta de revisão do documento: uma de apresentação geral, na qual o coordenador geral executivo do Consórcio URBTEC, responsável pela revisão do Plano, Gustavo Taniguchi, fez uma explanação técnica sobre o tema e, em seguida, vereadores, especialistas, professores e populares debateram sobre o que foi apresentado; outra para discutir a possível mudança de nomenclatura de zona rural para região de pouca densidade e as consequências que essa alteração pode trazer para a população rural.

O parlamentar ainda comunicou que o prazo de atuação da comissão multidisciplinar, que inicialmente se encerraria no dia 16 de maio, foi prorrogado por mais 60 dias. Além de Damásio, compõem o grupo de estudos os vereadores Bruno Farias (Cidadania) e Marcos Henriques (PT), o procurador da CMJP Rodrigo Farias, o arquiteto e urbanista Sérgio Ricardo Germano de Figueiredo; Sérgio Chaves, diretor de Estudos e Pesquisas Ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de João Pessoa; e servidores do Poder Legislativo Municipal.

Plano Diretor

Instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, o Plano Diretor de uma cidade é a lei que estabelece as exigências fundamentais de ordenamento da cidade, com base no cumprimento da função social da propriedade urbana e na melhoria da qualidade de vida da população. Para que esse documento se mantenha atual, a revisão deve ser feita pela Prefeitura e aprovada pela Câmara Municipal a cada dez anos.