Enfrentando uma série de denúncias, o vereador Gabriel Monteiro (PL-RJ) teve seu mandato cassado na noite desta quinta-feira (18) pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em razão da quebra de decoro parlamentar devido às acusações de estupro, assédio sexual e agressão.
O ex-policial militar teve o mandato cassado por 48 votos mas, mesmo assim, continua candidato ao cargo de deputado federal para as eleições de outubro. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tem até 12 de setembro para analisar a legalidade de candidaturas postas.
Apenas dois votos foram contrários à decisão: a do próprio Monteiro e do vereador Chagas Bola (União Brasil – RJ).O parlamentar é réu em dois processos criminais envolvendo filmagem feita por ele de relações sexuais com uma adolescente, importunação sexual e assédio sexual.
A decisão atende a um pedido feito pelo Conselho de Ética da Casa. Gabriel Monteiro se torna, dessa forma, o segundo político a ser cassado na história da cidade. O primeiro foi Dr. Jairinho também na atual magistratura.