A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) deve anunciar, ainda este ano, a realização de um novo concurso público. A afirmação é do presidente da casa legislativa, vereador Dinho Dowsley (PSD), concedida nesta quinta-feira (1º) durante entrevista ao programa Arapuan Verdade. De acordo com o parlamentar, estão sendo resolvidas questões burocráticas e de organização para que o edital do concurso seja lançado ainda em 2024, contemplando todos os níveis de escolaridade.
Dinho citou que existe uma necessidade de preenchimento de vagas nos níveis superior, médio e fundamental, além de setores específicos como a Procuradoria e o setor de atendimento da casa legislativa.
“Estamos terminando a planilha, aguardando o orçamento do exercício financeiro para, em breve, a gente anunciar o concurso ainda neste ano”, afirmou.
Segundo Dinho, a necessidade de um novo concurso se dá por causa da reforma administrativa que a Câmara Municipal de João Pessoa vai passar com o aumento de 27 para 29 vereadores, além da aposentadoria de, pelo menos, 30 servidores do órgão.
“A gente está terminando essa planilha porque tem que ter uma reforma administrativa ou aproveitar alguns cargos. E eu não gosto de fazer negócio ‘meia-sola’. Por isso em breve, sim, conseguimos aposentar na faixa de 30 servidores e a gente também vai precisar contratar através de concurso público e, ainda neste ano, vamos fazer sim porque é uma recomendação do Tribunal de Contas, órgão que eu respeito”, destacou Dinho.
Há mais de dez anos, a Câmara Municipal de João Pessoa não realiza novos concursos públicos. O último edital foi publicado em 2012 com oferta de 28 vagas imediatas, distribuídas entre cargos dos níveis médio e superior.
As oportunidades foram para assistente de estúdio, diretor de imagem, editor de imagem, operador de áudio, operador de câmera, técnico em contabilidade, técnico em informática e técnico legislativo. Além dessas, ainda houve vagas para consultor contábil, consultor em Comunicação Social, consultor jurídico, médico e redator de atas.
O concurso foi composto por provas objetivas para todos os cargos. Houve prova discursiva para cargos específicos.
A Faperp (Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto) foi a banca organizadora do último concurso.