A Câmara Municipal de João Pessoa será palco, nesta quarta-feira (1º), da posse dos 29 vereadores eleitos para o mandato 2025-2028, além do prefeito e vice-prefeito reeleitos, Cícero Lucena (PP) e Leo Bezerra (PSB). A programação começa às 14h, com a solenidade no plenário da Casa para oficializar os mandatos dos parlamentares.
+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp
De acordo com o Regimento Interno, os trabalhos terão início às 15h e serão conduzidos pelo atual presidente da Câmara, vereador Dinho Doswley (Avante), com a presença de todos os vereadores diplomados pela Justiça Eleitoral.
Logo após a posse dos vereadores, será realizada uma sessão extraordinária para a eleição da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2025/2026. Estão inscritos na disputa o atual presidente Dinho Doswley e o vereador eleito João Almeida (PDT).
No entanto, o processo eleitoral pode sofrer reviravoltas. Na noite desta segunda-feira (30), a Justiça atendeu a um pedido do PDT para impedir que Dinho concorra a um terceiro mandato consecutivo como presidente, argumentando que o atual entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) proíbe tal prática. A legenda também acusa Dinho de alterar o Regimento Interno da Câmara para burlar essa proibição.
Apesar do impasse judicial, Dinho segue com o apoio da maioria dos vereadores e é considerado o favorito para a reeleição. A votação será nominal e exigirá a presença de maioria absoluta dos parlamentares.
Enquanto a Câmara realiza as solenidades e a eleição da Mesa Diretora, o prefeito Cícero Lucena e o vice Leo Bezerra participam de uma celebração eucarística, acompanhados de familiares e membros da gestão.
Após o encerramento dos trabalhos legislativos, os vereadores seguirão para o Espaço Cultural José Lins do Rego, onde será realizada a cerimônia de posse do prefeito e vice-prefeito reeleitos. O evento marcará oficialmente o início de mais um mandato da dupla à frente da administração municipal.