João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 29.17ºC
IBOVESPA 133524.18
Euro 6,53
Dólar 5,56
Yuan 0,78
Camila debate situação das mulheres no Brasil durante 18ª Assembleia Geral da Confederação Parlamentar das Américas
01/12/2025 / 15:07
Compartilhe:
Foto: Reprodução

A deputada estadual e presidente da Rede de Mulheres Parlamentares das Américas, Camila Toscano (PSDB), está participando da 18ª Assembleia Geral da Confederação Parlamentar das Américas e da 17ª Reunião Anual da Rede de Mulheres Parlamentares das Américas, realizadas em Porto Alegre. Durante o encontro, a parlamentar integrou o painel sobre a situação das mulheres no Brasil, ao lado da presidente da Comissão de Mulheres da Unale, deputada Eliana Bayer, e da procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, deputada Cloara Pinheiro.

O debate abordou os desafios enfrentados pelas mulheres na última década, período marcado pelo surgimento e fortalecimento de movimentos e discursos que colocam em risco os avanços conquistados nas Américas e no cenário global em relação aos direitos e à igualdade de gênero. O painel teve como objetivo promover diálogo, permitindo a troca de reflexões e a construção coletiva de um roteiro de atuação. O encontro reforçou a necessidade de aprofundar a integração da perspectiva de gênero e consolidar a agenda no centro dos debates e decisões no mais alto nível da política intergovernamental da região, evidenciando seus benefícios para toda a sociedade.

Camila Toscano destacou a importância de participar ativamente de espaços internacionais de debate. “Momento como este são fundamentais para fortalecer nossa atuação e ampliar a compreensão sobre os desafios enfrentados pelas mulheres em toda a América. A violência contra a mulher cresce de forma significativa, especialmente no Brasil, e discutir este cenário com parlamentares e especialistas de diferentes países nos permite trocar experiências, construir soluções conjuntas e avançar de maneira mais efetiva na defesa dos direitos das mulheres”, afirmou.

A Comissão Interamericana de Mulheres (CIM) e a Rede de Mulheres Parlamentares das Américas iniciaram colaboração em 2012, com o propósito de fortalecer a agenda legislativa relativa aos direitos das mulheres e à igualdade de gênero. No exercício da presidência da Rede, a deputada Camila Toscano vem desenvolvendo, desde dezembro de 2024, um conjunto de ações voltadas à defesa, proteção e promoção dos direitos das mulheres, com impacto no Estado da Paraíba, no país e no âmbito internacional.

Entre dezembro de 2024 e 2025, foram consolidadas iniciativas legislativas, institucionais e de cooperação federativa, além da participação em eventos promovidos pela UNALE, envolvendo mobilização política dos legislativos estaduais. Na Assembleia Legislativa da Paraíba, a deputada realizou audiências públicas sobre violência doméstica e feminicídio, saúde da mulher no pós-pandemia com foco em saúde mental, inclusão produtiva e fortalecimento do empreendedorismo feminino, além da ampliação da participação política das mulheres e do debate sobre cotas de gênero.

A parlamentar também propôs e participou de sessões especiais em alusão ao Dia Internacional da Mulher, ao Agosto Lilás e ao Outubro Rosa, homenageando lideranças da sociedade civil e representantes do Executivo, Judiciário e dos legislativos municipais. No campo da articulação interfederativa, a deputada manteve participação ativa em câmaras municipais da Região Metropolitana de João Pessoa e de municípios do interior, discutindo políticas públicas de gênero, estimulando a criação de frentes parlamentares municipais e construindo redes de cooperação para o fortalecimento de ações de enfrentamento à violência contra a mulher.

No âmbito legislativo, Camila Toscano apresentou projetos de lei, como a instituição da Semana Estadual de Combate à Violência Política de Gênero, a destinação de prioridade em programas habitacionais para mulheres vítimas de violência doméstica, a definição de diretrizes para atendimento especializado nos serviços de saúde e a atualização da legislação estadual para ampliar a rede de acolhimento a mulheres e crianças vítimas de violência.

A deputada também encaminhou requerimentos ao Poder Executivo solicitando a ampliação das Casas da Mulher Brasileira, a expansão de programas de qualificação profissional e a implantação de campanhas permanentes sobre igualdade de gênero nas escolas.