João Pessoa 32.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 34.85ºC
IBOVESPA 125108.59
Euro 5.5277
Dólar 5.1904
Peso 0.006
Yuan 0.717
Campanha gratuita de mediação auxilia pequenos negócios até 31 de janeiro
26/01/2022 / 09:36
Compartilhe:

Já imaginou resolver aquele conflito com fornecedores, bancos, locatários ou clientes sem precisar acionar a Justiça? Tudo solucionado com mediação gratuita, alguns cliques e diálogo assistido? Essa facilidade está disponível para os donos de micro e pequenas empresas de todo o Brasil, através de uma parceria entre o Sebrae e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

Conforme alerta o Sebrae Paraíba, a Campanha Nacional de Mediação Online e Gratuita para os pequenos negócios continua atendendo o público até o dia 31 de janeiro, com o objetivo de contribuir para a solução de problemas que envolvam valores até R$ 20 mil, de forma rápida e gratuita. Para isso, os donos de micro e pequenas empresas devem acessar o endereço https://cacb.org.br/cbmae-online/, descrever o problema para o qual desejam auxílio e como gostariam de resolvê-lo.

Na sequência, também de forma on-line, a outra parte é convidada a participar do processo. Após o aceite, as mediações acontecem em ambiente seguro e confidencial, na área do cliente, onde é possível, por meio de alertas e configurações do sistema, realizar as negociações e acompanhar o andamento do caso. Por fim, com o auxílio do mediador, caso as duas partes aceitem, é assinado um acordo, evitando que o caso seja judicializado.

De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Márcia Timótheo, a agilidade e o baixo custo são as principais vantagens para o empresário que opta pela mediação.

“A mediação evita que os litígios sejam levados ao judiciário, onde os empresários se veriam travando uma batalha longa e custosa, que pode representar uma considerável redução no poder de investimento dos pequenos negócios, sem a certeza de êxito e de resolução do problema. Portanto, tanto do ponto de vista operacional, quanto do financeiro, é pertinente que o pequeno negócio opte por levar seus conflitos à mediação, para que possa concentrar sua atenção e investimentos no crescimento de sua atividade”, explicou.

Ainda segundo a analista, o êxito de um processo de mediação pode contribuir positivamente para o planejamento da empresa.

“Se levarmos em consideração a rapidez e a gratuidade, há um impacto favorável no aspecto financeiro do negócio. Ainda, por ser uma solução negociada e que leva em conta as peculiaridades dos conflitos e as particularidades dos envolvidos, há uma tendência de que as partes cumpram o pactuado, o que facilita o planejamento financeiro dos empresários”, acrescentou Márcia Timótheo.