João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 24.42ºC
IBOVESPA 126548.34
Euro 5.9174
Dólar 5.4714
Peso 0.006
Yuan 0.7524
Campanha “UFPB pela vida” em parceria com o hemocentro é lançada nesta quarta-feira
11/05/2021 / 19:27
Compartilhe:

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lança, nesta quarta-feira (12), às 9h, a campanha “UFPB Pela Vida”, em parceria com o Hemocentro do Estado da Paraíba, visando estimular a doação de sangue pelos membros da comunidade universitária e pela sociedade paraibana e, com isso, ajudar a salvar vidas. Para dar start na campanha, a UFPB levará para o Hemocentro da Paraíba os primeiros 20 doadores, entre docentes, discentes e técnicos, em dois veículos do tipo van.

A campanha da UFPB foi motivada pela necessidade de recomposição do estoque de sangue do Hemocentro da Paraíba, que necessita de 200 doações por dia para manter um estoque suficiente para atender às unidades hospitalares e unidades de pronto atendimento (UPAs).

A Vice-reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, salientou que cada pessoa que doar sangue contribuirá com quatro vidas que podem ser salvas.

“A comunidade acadêmica da UFPB equivale a aproximadamente 5% da população de João Pessoa – que hoje está em torno de 817 mil pessoas. Então, nosso objetivo é conscientizar pelo menos as mais de 40 mil pessoas que integram a nossa comunidade acadêmica sobre a necessidade de doação de sangue. Se, pelo menos, um pequeno percentual dessa comunidade se conscientizar, nós já atenderemos a necessidade do Hemocentro para todo o Estado”, explicou a Profa. Liana Filgueira.

A Vice-reitora observou que 200 pessoas doando por dia representa 6 mil pessoas por mês, quantitativo relativamente baixo em relação ao tamanho da comunidade acadêmica da UFPB. “Então, acreditamos que poderemos contribuir com a sociedade paraibana nessa questão da saúde, principalmente nesse momento de pandemia da covid-19, em que a demanda por sangue aumentou muito”, disse.

A campanha utiliza as cores vermelho e verde, simbolizando, respectivamente, o sangue da doação e o verde que faz alusão à vida.

A UFPB também está realizando estudos técnicos para instalação de um posto de coleta permanente do Hemocentro na Universidade, destinado a coleta de sangue. O Centro de Referência em Atenção à Saúde (CRAS) da UFPB está passando por adequações para, possivelmente, ser o local de instalação desse posto permanente.