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Campanhas sazonais: conheça a importância para o marketing digital
02/08/2022 / 14:54
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As campanhas sazonais são trabalhadas sempre que houver a necessidade de criar promoções e outras estratégias voltadas para datas comemorativas, sendo elas simbólicas ou não.

São ações que ajudam a aumentar as vendas ao longo do ano, pois movimentam muito o mercado e os consumidores estão à procura de produtos e serviços dos mais variados tipos.

Gestores e empreendedores de diferentes segmentos sabem que o mercado está cada vez mais concorrido, principalmente na internet. Nesse contexto, é indispensável saber se destacar e vender mais.

Para nenhuma empresa é vantajoso ter muitos clientes se ela não for capaz de apresentar uma solução compatível com as necessidades deles.

É durante as campanhas sazonais que as marcas reavaliam suas soluções e procuram entregar aquelas que estão de acordo com o período.

Ao longo do ano, muitas datas podem ajudar as companhias a atraírem o público e aumentar suas vendas consideravelmente. Nesses períodos, as pessoas procuram promoções e estão mais propensas a realizar uma compra.

Essas estratégias são ainda mais importantes diante de crises financeiras, por isso, neste artigo, você vai entender o conceito de campanhas sazonais, como a empresa deve se preparar e quais são as principais datas comemorativas.

Saiba o que são campanhas sazonais

As campanhas sazonais nada mais são do que ações estratégicas elaboradas pelos setores de marketing e vendas e executadas em alguns períodos do ano, dentre eles:

  • Natal;
  • Black Friday;
  • Dia dos Pais;
  • Dia das Mães.

O propósito dessas campanhas é divulgar ofertas e aumentar as vendas durante esses períodos. Varejistas e empreendedores digitais estão usando essas datas para impulsionar as vendas e melhorar seus resultados.

Isso é válido para qualquer tipo de negócio, inclusive um estúdio fotográfico especializado em ensaio gestante lifestyle.

Porém, no caso do e-commerce, essa prática é fundamental porque, na Black Friday de 2020, o faturamento aumentou 31% em comparação ao ano anterior. A tendência é que as vendas aumentem cada vez mais, mas o negócio precisa estar preparado.

Como se preparar para as campanhas sazonais?

Para se preparar adequadamente e criar boas campanhas sazonais, o negócio precisa investir em um passo a passo. As etapas são:

1. Planejar e definir uma estratégia

A primeira coisa que a empresa precisa fazer é determinar as datas comemorativas que são mais relevantes para o negócio. Escolha aquelas que vão te ajudar a criar uma estratégia certeira e que trarão os resultados esperados.

Obviamente, alguns períodos do ano, como o Natal e a Black Friday, são benéficos para todo tipo de negócio, mas existem outros que são mais adequados para certos segmentos.

Além de definir as datas, uma empresa de instalação de sistema de CFTV residencial precisa determinar o quanto vai investir em cada uma e a estratégia que vai aplicar.

Por meio de um bom planejamento, o negócio consegue identificar outros períodos que são valiosos para ele, como virada de estação, começo de ano e assim por diante.

Não existe uma fórmula única que serve para todas as empresas fazerem, contudo, é fundamental levantar os números de vendas para identificar quais deles geram mais movimento.

Outra dica é fazer pesquisas de mercado e conversar com os clientes para descobrir quais são os produtos e serviços que eles mais procuram nessas épocas.

Ao delimitar todos esses aspectos, fica mais fácil criar as campanhas com antecedência, uma vez que, para alcançar o resultado esperado, é necessário atingir os clientes, algo que demanda tempo.

Uma simples propaganda não vai convencer o usuário a comprar, tendo em vista a importância de considerar todas as etapas que envolvem os setores de marketing e vendas.

A organização precisa saber atrair as pessoas e convertê-las, e a melhor forma de garantir tudo isso é detalhar cada passo da campanha e todas as informações referentes a ela.

O planejamento de um fabricante de troféu personalizado precisa fazer um levantamento de ideias, criar promoções e condições especiais, a maneira como a campanha será divulgada, qual será o contato do vendedor, dentre outros.

2. Definir uma mensagem

Uma boa campanha nacional precisa definir a mensagem que quer passar, o que a marca quer dizer ao cliente, como vai chegar até ele e de que maneira essa ação vai fazer com que ele se lembre da empresa.

Pense naquilo que o negócio deseja transmitir, a história que ele quer conduzir e de que maneira ela vai se encaixar na jornada do consumidor, até que ele, finalmente, compre um produto ou serviço.

A melhor maneira de definir todas essas questões é pensar nas sensações, emoções e sentimentos que a marca quer despertar nos consumidores.

3. Criar um cronograma

O planejamento é fundamental e um dos pontos mais importantes desse processo é o cronograma. É por meio dele que uma loja de móveis de sala planejada para apartamento pequeno vai saber quanto tempo cada etapa precisa para ser concluída.

Também vai ajudá-la a definir os próximos passos, tanto para o setor de vendas quanto para o setor de marketing. Porém, lembre-se de que para que a campanha sazonal realmente seja um sucesso, é necessário ser honesto.

Converse com sua equipe para definir prazos e evite atrasos, pois eles comprometem o sucesso da estratégia. Também procure definir bem as datas para que todo o material esteja pronto a tempo do lançamento.

4. Conversar com o público

Existem algumas estratégias que não conseguem estabelecer um relacionamento com o consumidor. Elas até conseguem aumentar as vendas, mas são incapazes de fortalecer a marca.

As campanhas sazonais ajudam a vender em curto prazo, mas também podem ser usadas como ferramentas para conquistar boas oportunidades por mais tempo.

Uma empresa de transporte e remoção de máquinas, por exemplo, deve promover o relacionamento com o público para conquistar e fidelizar clientes, algo que é muito mais vantajoso do que vender bastante em um único dia.

Trabalhe com estratégias compatíveis com o momento e com o público, pois isso vai fazer com que as pessoas se lembrem da marca em períodos normais.

5. Usar tom de voz adequado

Assim como acontece com qualquer outra estratégia de marketing, as campanhas sazonais precisam de um tom de voz adequado.

Isso é importante para garantir a conformidade daquilo que é divulgado com as características dos clientes, além dos valores e atitudes da empresa.

Veja em quais canais ela será divulgada e faça uma análise detalhada dos conteúdos que serão produzidos. A comunicação deve estar alinhada com outros materiais já elaborados, por isso, é necessário avaliá-los.

Se for necessário, faça algumas adaptações e procure manter uma linguagem uniforme, garantindo que ele esteja de acordo com a persona e com o sentimento que você quer transmitir.

6. Fazer parcerias

Uma loja de sofá de vime precisa definir o orçamento das campanhas, e é dentro do cronograma que ela vai incluir tudo o que vai gastar em cada etapa, o quanto pode gastar e assim determinar se o planejamento é financeiramente possível.

Se você perceber que a estratégia está fora daquilo que pode fazer, então é necessário adequar o planejamento.

Para saber o quanto realmente vai gastar, levante custos com contratação de plataformas online para enviar e-mails, criar conteúdos, investir em anúncios patrocinados, dentre outros.

Para que o investimento traga bons resultados, também é fundamental contratar mão de obra especializada, como no caso das agências de publicidade.

Depois, uma loja especializada em pedra de construção deve verificar se vai investir em espaços físicos, como distribuição de panfletos, banners e outdoors.

Uma dica é buscar parcerias para dividir os custos e implementar campanhas mais completas e elaboradas, algo que alguns pequenos negócios não conseguem fazer sozinhos.

Datas comemorativas com recorde de vendas

Agora que você já sabe como preparar o seu negócio para as campanhas sazonais, analise quais são os períodos do ano onde as vendas aumentam consideravelmente.

O mês de janeiro marca o período de férias, portanto, estabelecimentos que vendem produtos apropriados para a época podem aproveitar o mês todo.

Já o mês de fevereiro marca o período de volta às aulas, então, uma papelaria pode criar um outdoor para anunciar promoções de materiais escolares.

O Carnaval costuma acontecer em março, sendo uma boa época para diversos negócios, mas é no dia 15 de março que todas as empresas podem aproveitar para criar campanhas do dia do consumidor.

Em abril, a Páscoa costuma se destacar e, além do chocolate, muitos outros produtos podem entrar em promoção, a exemplo das lojas de eletrodoméstico que baixam os preços para os consumidores.

Em maio acontece o Dia das Mães, em junho o Dia dos Namorados, em agosto o Dia dos Pais, em setembro o Dia do Cliente, em outubro o Dia das Crianças e o Dia dos Professores, além do Dia das Bruxas.

Em novembro, acontece a Black Friday e em dezembro a data mais promissora do ano: o Natal.

Considerações finais

Resumidamente, existem muitas datas comemorativas que seu negócio pode aproveitar para criar as campanhas sazonais e aumentar as vendas.

Neste artigo, você conheceu os períodos mais importantes e de que maneira a preparar a sua empresa para vender mais e melhorar os lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.