A prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, amplia a partir desta segunda-feira (15) a oferta da vacina contra a influenza para todas as pessoas a partir de seis meses de vida.
Os locais de vacinação são todas as unidades básicas de saúde com salas de vacina, as policlínicas e os centros de saúde, o terminal de integração de passageiros e a sala de imunização do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA).
A medida foi autorizada pelo Ministério da Saúde e o objetivo é aumentar a proteção da população, já que o número de casos de síndromes respiratórias agudas graves (SRAG), associadas a vírus gripais, tem aumentado em todo o país.
A meta é vacinar pelo menos 95% dos grupos prioritários. Como os grupos têm procurado pouco a imunização, a oferta foi ampliada para todas as pessoas.
Em Campina Grande, segundo dados da prefeitura, 31,58% do público-alvo foi vacinado. Os grupos prioritários na cidade somam 135.022 pessoas e 42.719 doses foram aplicadas. O grupo mais imunizado foi o de trabalhadores de saúde (57,55%), seguido dos professores (42,48%) e dos idosos (33,38%). Os grupos menos vacinados foram os das crianças (18,72%), puérperas (17,74%) e gestantes (25,10%).
A vacina protege contra os dois tipos de influenza A (H1N1 e H3N2) e 01 tipo de influenza B (Victoria). Como também está acontecendo a campanha de vacinação contra a covid-19, a Secretaria de Saúde de Campina Grande esclarece que não há necessidade de estabelecer um intervalo entre a aplicação da vacina contra a influenza e a da covid-19.