A Secretaria de Saúde de Campina Grande inicia nesta sexta-feira (17.03) a vacinação contra Mpox, conhecida anteriormente como varíola dos macacos.
De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, o público alvo são pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA): homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais; com idade igual ou superior a 18 anos; e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses.
Existem alguns critérios de exclusão desse grupo que são: já ter sido diagnosticado com Mpox e/ou apresentar lesão suspeita de Mpox no momento da vacinação; ter alguma contraindicação para a vacinação.
O esquema de vacinação é de duas doses da vacina MVA-BN Jynneos, com 4 semanas de intervalo (28 dias) entre as doses.
O local de vacinação em Campina Grande é o SAE (Serviço de Assistência Especializada) – Centro Municipal de Infectologia Silvestre Gonçalves Maia, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, e fica na Avenida Floriano Peixoto, 1877, Jardim Tavares.
“A vacina inicialmente é desenvolvida para pessoas mais suscetíveis a desenvolverem a forma grave da doença”, explica a coordenadora municipal de Imunização, Samira Luna.