João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 18.9ºC
Patos 23.01ºC
IBOVESPA 132495.16
Euro 6.0175
Dólar 5.425
Peso 0.0056
Yuan 0.773
Campina Grande e João Pessoa promovem ações de atendimento e testagem para o HIV
01/12/2022 / 11:21
Compartilhe:

Nesta quinta-feira (1) é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids, com o início da campanha “Dezembro Vermelho”, instituída no Brasil pela Lei nº 13.504/2017 como forma de gerar mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Durante o mês, diversas ações serão realizadas por secretarias de saúde e instituições na Paraíba.

Na sexta-feira (2), o CRAS Clínico localizado dentro da Universidade Federal da Paraíba (área dos containers) promove ação de testagem para HIV e aplicação de vacinas em adultos. Para realizar o teste, é necessário levar documento de identidade, CPF e cartão do SUS. O cartão de vacinas será solicitado para a aplicação das vacinas.

Ainda em João Pessoa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferta, no sábado (3), na Praça Rio Branco, no Centro, teste rápido para detecção de HIV, aconselhamento e também imunização contra a covid-19, influenza e hepatite B.

Campina Grande

A campanha Dezembro Vermelho busca conscientizar sobre o antes, durante e depois da exposição ao vírus HIV/Aids, orientando sobre a prevenção à transmissão congênita na gestação, o uso da Profilaxia Pré-exposição (PREP) para quem se relaciona com parceiros com HIV, uso de preservativos e Profilaxia Pós-exposição (PEP) para após o contato potencial com o vírus, além do tratamento, que consiste na assistência e no acompanhamento. Em Campina Grande, o serviço é realizado pelo Centro Municipal de Infectologia.

O Centro funciona na Avenida Floriano Peixoto, 1877, no Santo Antônio. O serviço funciona como unidade de referência para diagnóstico, atendimento, assistência e acompanhamento às pessoas com ISTs, como Aids/HIV, sífilis, hepatites e outras doenças transmitidas através da relação sexual ou por outros meios, como a transmissão congênita.

No espaço, é oferecida testagem, acompanhamento multidisciplinar com médico infectologista, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e outros profissionais de saúde. Os pacientes fazem coletas para exames, recebem medicação e são encaminhados para realizarem procedimentos específicos.