
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu nesta sexta-feira (31) a situação de emergência em Campina Grande e em mais dois municípios da Paraíba devido à estiagem. A decisão foi oficializada em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Além de Campina Grande, conhecida como a Rainha da Borborema, os municípios de Montadas — na Região Metropolitana — e Conceição, no Sertão, também foram incluídos na lista de cidades que receberão apoio federal para mitigar os efeitos da falta de chuvas.
Com o reconhecimento, as prefeituras podem solicitar recursos ao Governo Federal para ações de defesa civil, como a compra de cestas básicas, água potável, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório.
Os pedidos devem ser feitos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após o envio dos planos de trabalho, a Defesa Civil Nacional analisa as metas e os valores solicitados, e, uma vez aprovados, o repasse é formalizado em nova portaria publicada no DOU.