A Feira Literária de Campina Grande (FLIC), principal evento do movimento literário na Paraíba, anunciou a realização de 64 lançamentos de livros de autores da Paraíba e de outros 9 estados, saraus, mesas-redondas e ainda uma programação dedicada ao público infantil. O evento já tem data definida: de 11 a 17 de novembro e contará com a presença de nomes da literatura nacional como Itamar Vieira Junior e Raphael Montes. A entrada é gratuita.
A conferência de abertura da FLIC acontecerá no dia 11 de novembro, com o escritor baiano de Itamar Vieira Junior, autor de “Torto Arado” e que ganhou o prêmio francês Montluc Résistance et Liberté 2024. A abertura acontecerá no Clube Campestre, a partir das 18h30, com o sarau Campina Grande em Versos e Rima, reunindo os poetas Lau Siqueira, Adília Uchôa, Jéssica Preta e Anne Karolynne.
Outro nome nacional já confirmado é o do escritor Raphael Montes, que ganhou projeção nacional como roteirista da série ‘Bom dia, Verônica’, uma adaptação do livro homônimo, escrito em parceria com Ilana Casoy. A série se destacou no streaming conquistando números de impacto no Brasil e no exterior. A mesa-redonda com Raphael Montes será na sexta, 15 de novembro, às 18h30, no CineTeatro São José.
A FLIC também confirmou a participação de Leonardo Pinto (Fortaleza/São Paulo), Tiago Germano (João Pessoa), Débora Gil Pantaleão (João Pessoa) e Ana Daviana (Pilõezinhos).
No período de 12 a 14 de novembro, a programação da FLIC acontecerá em 18 escolas da rede pública de Campina Grande, com atividades de oficinas literárias e os projetos Leitura Viva e Cine Enem.
Nos dias 15 e 16, também no CineTeatro São José, a programação da Feira traz o ColaBora FLIC, a feirinha criativa que reúne empreendedores da economia criativa com opções de livros, artesanato e gastronomia. O encerramento da FLIC ocorre no dia 17, no Parque da Criança, das 9h às 12h, com ações voltadas para o público infantil, com teatro, contação de histórias e ainda lançamento de livros.
A FLIC é um movimento literário gratuito e permanente, dedicado a formar um público leitor engajado. Ao longo do ano, a Feira promove uma série de projetos literários que movimentam a cidade de Campina Grande, envolvendo estudantes, professores e a formação de novos leitores. Em 2023, cerca de 5 mil pessoas participaram das atividades, que contaram com a presença de nomes como Aline Bei, Maria Valéria Rezende e Xico Sá.
O evento é realizado através da Lei Paulo Gustavo, com apoio do Ministério da Cultura, além do patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba e apoio da Secretaria de Estado da Educação, Ministério Público do Trabalho, Empresa Paraibana de Comunicação e a parceria do Clube Campestre e da Editora Paulus.