Campina Grande vai iniciar a imunização contra covid-19 de crianças entre 5 e 11 anos de idade neste sábado (15), segundo a Secretaria de Saúde municipal. A campanha começará pelos grupos prioritários, crianças com deficiência permanente e aquelas com autismo, além de todas as crianças atendidas no Centro Especializado em Reabilitação (CER). A ação, que marca o início da vacinação do público infantil, acontece no período da tarde, no próprio CER.
De acordo com a Secretaria de Saúde, para a vacinação deste sábado, não será necessário realizar agendamento. É preciso apresentar laudo comprobatório da doença permanente ou do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A partir da segunda-feira (17) será iniciada a vacinação de crianças com comorbidades, no Parque da Liberdade. Para este grupo, será exigido o agendamento, que deve ser realizado pelo site vacinacao.campinagrande.pb.gov.br ou pelo aplicativo Vacina Campina.
A Secretaria de Saúde também vai imunizar as crianças de instituições como Instituto dos Cegos e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Outra estratégia adotada durante a campanha será a aplicação das doses nas escolas públicas e privadas.
“Vamos receber os imunizantes no final da manhã do sábado e já iniciaremos a ação no período da tarde. A vacina é segura, é um imunizante especial e toda a nossa equipe foi treinada para realizar a aplicação nas crianças. Estamos ansiosos para começar mais essa etapa na campanha de imunização contra covid-19”, disse o secretário de Saúde, o médico Gilney Porto.
Ao menos 23.600 doses da Pfizer devem chegar à Paraíba na manhã da sexta-feira (14). Elas serão destinadas às crianças, entre 5 e 11 anos, com uma população estimada em mais de 300 mil.