O campinense é o mais novo campeão paraibano de futebol ao empatar por 0 a 0 com o Sousa na manhã desse domingo (20), no Estádio O Marizão na cidade de Sousa, no sertão do Estado. Com o resultado, a Raposa leva seu vigésimo segundo título estadual de sua história.
Com desfalque de última hora do lateral-direito Arisson, que foi substituído por Arthur, Índio Ferreira optou por uma mudança significativa no ataque. Dentinho, artilheiro do Dinossauro no torneio, foi para o banco de reservas e em seu lugar entrou Cassiano que começou a partida. Ranielle Ribeiro, por sua vez, fez duas mudanças no rubro-negro, que foram a entrada de Vitinho na lateral-direita na vaga de Allefe e Marcos Nunes voltou ao ataque como titular.
Os dois times repetiram a cautela do primeiro jogo em Campina, mas o Sousa buscava mais oportunidades. Precisando vencer para levar a decisão pelo menos para os pênaltis, o Sousa tentou cruzar bolas na área e apostava na velocidade de Cassiano, mas Mauro Iguatu sequer pegava na bola pois o Sousa tinha dificuldade de chutar ao gol. O Campinense, com a vantagem do empate, se fechou defensivamente e buscava não dar espaços, e tentava busca contra-ataques com a agilidade de Matheus Régis e Marcos Nunes.
Mas aos 26 minutos, quem chegou perto do gol foi a Raposa. Cláudio deu um drible por entre as pernas de Roni Lobo e tocou para Felipinho, que apareceu livre na pequena área e chutou de direita, mas Ricardo fez excelente defesa. Na sobra, o próprio camisa 2 bateu de primeira de novo, mas a bola explodiu no travessão e saiu. Foi a melhor oportunidade do Campinense durante a partida.
Nos instantes finais do primeiro tempo o Dinossauro tentou o gol aos 43, quando Juninho cruzou da esquerda e Almir subiu mais que Cleiton para desviar de cabeça, mas a bola subiu demais e passou sobre a meta de Mauro Iguatu.
Segundo tempo
Na volta do intervalo o Campinense foi quem assustou, mesmo com o Sousa buscando a todo o instante o ataque. Aos 7 minutos, Marcos Nunes avançou pela direita, entrou na área e bateu cruzado, para a bola passar perto da trave direita do Dinossauro verde do sertão.
Segundo o portal A Voz da torcida, a oportunidade mais clara do Sousa veio aos 18 minutos, quando Cassiano acertou ótimo lançamento para Wesley Soares, que invadiu a área e chutou muito mal de direita, mesmo estando livre de marcação, e a pelota saiu pela linha de fundo.
Depois da metade da segunda etapa era um verdadeiro ataque contra defesa. O Dinossauro praticamente ocupou o campo da Raposa, mas sem conseguir criar chances de gol contra um adversário que abdicou totalmente do ataque para administrar sua vantagem.
Em uma jogada de Arthur que chegou na linha de fundo e tocou para o meio da área, onde Liniker bateu prensado, a bola sobrou limpa para Rodrigo Poty, que cabeceou de dentro da pequena área na mãos do goleiro do Campinense.
Com o empate por 0 a 0, o Campinense ficou com o título do Campeonato Paraibano de 2021 depois de vencer o Sousa, no Amigão, por 1 a 0.
Ficha técnica
Sousa 0 x 0 Campinense
Campeonato Paraibano 2021
Final – 2º jogo
Estádio: Marizão (Sousa)
Arbitragem: Leandro Bizzio Marinho; Luís Filipe e Oberto Santos
Gols:
Cartões amarelos: Weslley, Wesley Soares, Roni Lobo (S); Rafinha, Matheus Régis (C)
Sousa: Ricardo, Arthur, Roni Lobo, Marcelo, Weslley (Douglas Rato); Liniker, Daniel Costa, Juninho (Rodrigo Poty), Wesley Soares (Gilson); Almir e Cassiano (Dentinho). Técnico: Índio Ferreira.
Campinense: Mauro Iguatu, Vitinho (Ítallo), Michel Bennech, Cleiton, Felipinho; Rafinha, Patrick, Marcelinho (Edinho Corrêa); Matheus Régis (Allefe), Marcos Nunes (Joílson) e Cláudio (Ruan Carlos). Técnico: Ranielle Ribeiro.
Com informações do portal a Voz da Torcida.