Um caso inusitado foi registrado nesta terça-feira na cidade de Pirpirituba, na região do Brejo da Paraíba. O candidato Rinaldo Guedes, do PSB, acionou a Justiça Eleitoral para impedir que o seu adversário, Danilo Rocha, do União Brasil, seja impedido de usar a cor amarelo em materiais de campanha.
+ Receba as notícias do F5Online no WhatsApp
Na ação formulada pelo PSB, a alegação é que o amarelo é a cor predominante e tradicional do partido. Com isso, o pedido foi para que a Justiça Eleitoral determine que a campanha do União Brasil utilize a cor azul e, além disso, que a decisão fosse dada em caráter de urgência.
O juiz Gustavo Camacho Meira de Sousa, da 47ª Zona Eleitoral com sede na cidade de Guarabira, decidiu negar urgência. Ele afirmou que não há nenhum dispositivo jurídico que obrigue candidatos a usarem cores diferentes.
O magistrado ainda afirmou que “os eleitores são capazes de distinguir os candidatos e suas propostas por outros meios além das cores, como símbolos, slogans, e principalmente pela imagem e discurso dos próprios candidatos”.