Sabatinado em debate da TV Band Manaíra na tarde desta segunda-feira (15), em João Pessoa, o candidato do PSOL ao Senado, Alexandre Soares, afirmou que a luta contra o lawfare é um tema “central” e “urgente” na “manutenção do estado democrático de direito”.
O termo é usado para se referir à situações em que há uso ou manipulação das leis como um instrumento de combate a um oponente político, desrespeitando os procedimentos legais e os direitos do indivíduo que se pretende eliminar.
A fala foi uma resposta ao questionamento do governador Ricardo Coutinho (PT), que se afirma vítima de lawfare com a operação Calvário e compara a operação paraibana com a operação Lava Jato, a nível nacional.
Alexandre Soares reforçou sua intenção no combate à prática de lawfare, mas disse que é preciso “separar o joio do trigo”.
“Irei defender enquanto senador da República, medidas no que diz respeito à contenção desse lavajatismo que tomou conta do país e também repercutiu no estado da Paraíba, agora é preciso separar o joio do trigo candidato, não é possível simplesmente tomar por analogia o que aconteceu com a presidente Dilma e com o ex-presidente Lula, e querer replicar aqui para o estado da Paraíba. Eu acho que o senhor tem, na condição de ex-gestor da Paraíba, muitas explicações a dar à população paraibana, sobretudo no que diz respeito às acusações que pesam contra o senhor em relação à Calvário”, disparou contra Coutinho.