A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou na sexta-feira (13), o resultado final da 2ª edição do Prêmio Capes Talento Universitário 2022. O edital com o resultado está disponível no gov.br.
A Capes concede prêmio de R$ 5 mil para os participantes com as maiores notas. Entre um total de mil participantes está o paraibano Otto Augusto Maribondo, 18 anos, estudante do curso de Direito da UFPB. Otto ficou em ducentésimo décimo sexto (216º) lugar com 87,01 pontos; o primeiro colocado com 97,47 e o último premiado da lista com nota de 75,64.
Sobre o Prêmio Talento Universitário
A competição da Capes tem como objetivo premiar alunos ingressantes no ensino superior. Desse modo, puderam participar estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 ou 2020 e que tenham ingressado em um curso da educação superior em 2021.
As provas foram aplicadas no dia 20 de marco, em 100 locais distribuídos em 60 municípios brasileiros. A avaliação foi composta por 80 questões de múltipla escolha sobre assuntos de conhecimentos gerais, contemplando as disciplinas do ensino médio.
O Prêmio reconhece estudantes de graduação com ótimos níveis de conhecimentos gerais, além de ajudar a CAPES e o Ministério da Educação (MEC) a modelar novas politicas publicas e repensar as já existentes.