Startups de todo o Brasil já podem se inscrever para o ciclo 2021 do Capital Empreendedor, que orienta e capacita pequenos negócios inovadores a se aproximarem e negociarem com investidores. As interessadas em participar do programa podem se inscrever até 26 de maio para uma das 240 vagas disponíveis.
Em suas três primeiras edições, o Capital Empreendedor capacitou 497 empresas de todo país a se preparem para o momento de negociação com investidores. Desse total, 85 startups, oriundas de 16 estados, receberam investimentos que somam R$ 52,9 milhões, incluindo a startup paraibana Tradenergy.
A Tradenergy visa transformar a forma de contratação e consumo de energia, possibilitando aos usuários consumidores o protagonismo na escolha da melhor solução em fornecimento de energia para o seu perfil de consumo.
A empresa foi finalista da edição 2020 do Capital Empreendedor e alcançou potenciais investidores, a exemplo da gestora do Fundo Multi-corporativo MSW Capital, que atualmente está em negociação com investimentos SEED (aporte financeiro que ajuda diversas startups em estágio inicial de desenvolvimento para que possam implementar seus produtos e serviços com sucesso no mercado).
A solução da Tradenenergy combina três tecnologias: Smart Meter (medição inteligente de energia conectada à internet), IoT (parametrização para tratamento, análise e envio de dados de consumo de energia elétrica – Internet das Coisas) e Machine Learning (aprendizado de máquinas para facilitar a tomada de decisões em ambientes de grandes probabilidades), que propicia redução nominal no custo com energia elétrica, possibilitando que o usuário consumidor acesse de forma digital e on-line seu consumo de energia e receba notificações de alterações no seu perfil de consumo.
“O Capital Empreendedor tem uma importância muito grande para as startups de pequeno porte, pois provoca o avanço de novos negócios e da inovação em suas mais variadas formas. Especialmente nesse momento de pandemia, percebemos como é importante inovar nas maneiras de conseguir investimentos e crédito para os negócios”, afirma a analista do Sebrae, Nilvânia Souza.
Segundo ela, o projeto é uma oportunidade diferenciada no ecossistema de startups.
Por meio de capacitações e mentorias com especialistas de todo o país, os participantes são preparados para alavancar o seu negócio, sendo inseridos em redes de relacionamento com investidores, consultores jurídicos e empresas investidas.
Os finalistas estaduais participarão de visitas a ecossistemas de inovação em São Paulo e de rodadas de negócios com investidores, ampliando o acesso ao mercado nacional.
Capital Empreendedor
O programa ajuda empreendedores a compreenderem a dinâmica do ecossistema de risco e a se prepararem para a aproximação e negociação com investidores. Por meio de cinco etapas planejadas estrategicamente pelo Sebrae, os participantes concluem o programa aptos a apresentarem seus negócios para potenciais investidores. O ciclo 2021 está dividido em lançamento, workshops de empreendedores, oficina de pitch, mentorias e circuito de investimentos.
Clique aqui para se inscrever e obter mais informações.