João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 30.86ºC
IBOVESPA 128907.98
Euro 5.9249
Dólar 5.4349
Peso 0.0059
Yuan 0.7496
Capital retoma vacinação nesta segunda-feira com 2ª dose e imunização de grupos prioritários
09/05/2021 / 06:21
Compartilhe:

A Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) retoma o cronograma de vacinação, nesta segunda-feira (10), com a aplicação dos imunizantes Coronavac (Butantan) e Oxford (Astrazeneca) para quem precisa da segunda dose, gestantes e puérperas com e sem comorbidades, além de pessoas com deficiência (30+), trabalhadores da saúde (25+) e adultos com 35 anos ou mais que tenham comorbidades.

“Neste domingo não haverá vacinação por conta do Dia das Mães. Essa pausa é para que os profissionais envolvidos na campanha possam aproveitar a data com suas mães e seus filhos”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Alline Grisi.

Conforme a programação organizada pela Secretaria de Saúde do município, na segunda-feira (10) será a aplicação da segunda dose nos grupos que já se vacinaram com as primeiras doses da Coronavac (Butantan) e Oxford (Astrazeneca).

Já com relação à primeira dose, a aplicação segue com a imunização das gestantes e puérperas (com e sem comorbidades), que vão receber a vacina da Pfizer, nas policlínicas municipais de Mandacaru, Cristo, Mangabeira, Jaguaribe e Policlínica das Praias.

As pessoas com deficiência, que tenham 30 anos ou mais, também receberão a vacina da Pfizer. As doses serão aplicadas no Instituto dos Cegos da Paraíba (Bairro dos Estados), Centro Helena Holanda (Pedro Gondim), Associação Pestalozzi da Paraíba (Cristo Redentor) e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae (Bancários), das 8h às 12h.

Os trabalhadores da saúde que tenham 25 anos ou mais e as pessoas com 35 anos ou mais com comorbidades serão imunizadas com a vacina Astrazeneca. Esses grupos poderão receber as doses nos drives thru do Mangabeira Shopping, Santuário Mãe Rainha, das 9h às 15h, ou ainda em mais 5 ginásios, das 8h às 12. Confira os locais:

  • Escola Estadual Papa Paulo VI (Cruz das Armas)
  • Escola Municipal Darcy Ribeiro (Funcionários II)
  • Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira II)
  • Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá)
  • Escola Municipal Seráfico da Nóbrega (Tambaú)

Agendamento

Para facilitar a identificação do posto de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para o agendamento através do aplicativo Vacina João Pessoa ou ainda pelo site vacina.joaopessoa.pb.gov.br, garantindo a imunização no local indicado.

Documentação exigida

Quem for tomar a vacina deve portar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF, comprovante de residência e, para gestantes, uma cópia do comprovante gestacional. No caso de pessoas com comorbidades, é necessário levar cópia do laudo ou declaração médica que comprove a condição.

As cópias dos documentos comprobatórios ficarão retidos para posterior apuração por comissão da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos de fiscalização, a exemplo do Ministério Público. Já os trabalhadores da saúde devem apresentar, além dos documentos pessoais, registro profissional, contra-cheque ou declaração da empresa onde trabalha.

Transporte gratuito

As pessoas que necessitarem de deslocamento de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar os serviços gratuitos dos aplicativos 99 e Uber, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado, respectivamente. Para garantir o acesso ao serviço da 99, o cidadão que usar a plataforma deverá acessar o aplicativo, na categoria 99 Pop, e inserir o código promocional ‘Promocodes’, destinado exclusivamente ao transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa.