A campanha de vacinação contra covid-19 da prefeitura de João Pessoa dá continuidade à imunização com a primeira dose de adolescentes com deficiência a partir dos 12 anos, nesta quarta-feira (25). Além disso, a prefeitura aplica a primeira dose em grávidas e a dose de reforço para quem tomou Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer.
Para os adolescentes com deficiência, a vacinação será realizada entre 8h e 12h, em cinco postos. Já as grávidas serão imunizadas na Policlínica das Praias, no bairro de Tambaú, também no horário das 8h às 12h. A vacinação com D2 será em cinco ginásios, que funcionarão de 8h às 12h, além de um drive-thru, funcionando de 8h às 15h.
Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Este grupo inclui pessoas com: limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; pessoas com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.
Documentação exigida
A deficiência deverá ser preferencialmente comprovada por meio de qualquer documento, desde que atenda ao conceito de deficiência permanente adotado nesta estratégia, podendo ser: laudo médico que indique a deficiência; cartões de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência; ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência.
Caso não haja um documento comprobatório, será possível a vacinação a partir da autodeclaração do indivíduo. Nesta ocasião, o indivíduo deverá ser informado quanto ao crime de falsidade ideológica (art. 299 do Código Penal).
As grávidas precisam da cópia de laudo ou declaração médica que comprove a sua condição, além da prescrição do médico autorizando tomar a vacina. Já para a D2, precisa apenas do cartão de vacinação e de um documento com foto.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta sobre a necessidade do agendamento, que pode ser feito através do aplicativo Vacina João Pessoa ou do site vacina.joaopessoa.pb.gov.br. O procedimento está disponível a partir das 19h desta terça (24). O público com deficiência não precisa realizar o agendamento.
Quem tiver algum problema para realizar o cadastro ou agendamento, pode tirar dúvidas pelo e-mail vacinajp@gmail.com ou telefone 98600-4815 (8h às 17h).
Confira os pontos de vacinação desta quarta-feira (25):
PRIMEIRA DOSE
Pessoas com deficiência 12+ (8h às 12h)
– Instituto dos Cegos da Paraíba (Bairro dos Estados)
– Centro Helena Holanda (Pedro Gondim)
– Associação Pestalozzi da Paraíba (Cristo Redentor)
– Apae (Bancários)
– Funad (Pedro Gondim)
Gestantes (8h às 12h)
– Policlínica das Praias (Tambaú)
SEGUNDA DOSE
Coronavac – Butantan (8h às 12h)
– Lyceu (Centro)
– Escola Darcy Ribeiro (Funcionários II)
– Escola Seráfico da Nóbrega (Tambaú)
Drive-thru (8h às 15h)
– Mangabeira Shopping (também pedestres)
Astrazeneca (8h às 12h)
– FIEP (Trincheiras)
Pfizer (8h às 12h)
– IFPB (Jaguaribe)