Ainda restam inscrições para a Caravana da Reurb Paraíba, que será realizada das 8h às 18h do próximo dia 13 de outubro no auditório da Uniesp, às margens da BR-230, em Cabedelo. O evento é promovido pelo Instituto de Registro Imobiliário do Brasil Seção Paraíba (IRIB-PB), com apoio da Associação dos Notários e Registradores do Estado da Paraíba (Anoreg-PB), e reunirá especialistas de renome nacional para debater a regularização fundiária urbana e seus impactos sociais, jurídicos e econômicos.
A programação da manhã será aberta com a palestra “Reurb e Direitos Fundamentais”, ministrada pela registradora Ana Cristina de Souza Maia, referência em direito registral e fundiário no país. Em seguida, o registrador catarinense Eduardo Arruda Schroeder apresentará a conferência “Da história da irregularidade fundiária no Brasil à experiência da Caravana da Reurb em Santa Catarina”, trazendo a vivência prática do estado que é referência no tema.
No turno da tarde, a registradora Ana Cristina de Souza Maia retorna ao lado da presidente do IRIB-PB, Cláudia Marques, para conduzir a palestra “O passo a passo da Reurb”, detalhando conceitos, fases e processos da regularização fundiária. O painel será retomado após o coffee break, com a participação de Eduardo Arruda Schroeder, e se encerrará com a dinâmica “Pinga Fogo”, momento aberto para perguntas e esclarecimentos do público.
Para o presidente da Anoreg-PB, Carlos Ulysses Neto, a Caravana da Reurb representa a união de esforços entre os registradores e o poder público em prol de um Brasil mais justo e regularizado e apoiar essa iniciativa nacional é fortalecer o papel social dos cartórios e ampliar o acesso à moradia digna para milhares de famílias paraibanas.
A Caravana percorre diversas capitais para difundir conhecimento técnico e prático sobre a regularização fundiária. O projeto já passou em 2025 por cidades como Paraná, Goiás, Rondônia, Manaus e Rio de Janeiro, levando informação acessível a gestores públicos, profissionais do setor imobiliário, estudantes e à sociedade em geral. Seu objetivo é descomplicar o processo da Reurb, mostrar sua importância social e contribuir para reduzir a irregularidade habitacional no país.
O REURB Social (REURB-S) é a Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social, que visa regularizar ocupações informais em áreas urbanas por populações de baixa renda, garantindo o direito à moradia e acesso à infraestrutura básica e serviços públicos. Maiores informações, inclusive sobre inscrições, podem ser obtidas junto à por meio do número (37) 98408-2684 (WhatsApp)