A Apple, tradicional fabricante de eletrônicos como o iPhone, registrou nos EUA uma patente para um sistema de realidade virtual interno para carros sem janelas. Embora a patente seja só do sistema virtual, e não do carro em si, o fato reacendeu os rumores antigos de que a empresa pode estar se preparando para entrar no segmento automotivo.
A imagem que ilustra esta notícia é só uma arte conceitual produzida pelo site VRScout e não representa nada de oficial. Ela foi criada com base na informação inusitada de que o projeto de carro da Apple não teria janelas. A imagem gerou memes na internet.
gaming time pic.twitter.com/Y4Cnnof902
— KMills (Commissions Open) (@KMills_Twitch) May 19, 2022
De acordo com a patente, o conteúdo de realidade virtual seria sincronizado com o movimento e aceleração do veículo conforme ele se dirigisse ao destino escolhido. O carro seria completamente autônomo e não teria nenhuma forma de controle físico, como volante ou pedais.
Em vez das janelas convencionais, o carro teria câmeras instaladas ao seu redor, as quais transmitiriam as imagens ao vivo para o óculos de realidade virtual dos passageiros. Também seria possível assistir vídeos, ler livros e participar de conferências em um ambiente sem as trepidações características de uma viagem de carro.
Entre o final de 2021 e o começo deste ano, diversos profissionais deixaram a Apple para trabalhar na Meta, de Mark Zuckerberg. Na debandada, deixaram a empresa Mark Gurman e Joe Bass, dois nomes importantes envolvidos no Apple Car. Em maio, a Apple contratou Desi Ujkashevic, que foi diretora global de engenharia na Ford, para trabalhar no seu projeto de carro elétrico, embora o cargo dela não tenha sido divulgado.
Especula-se que a Apple esteja em conversas com outras empresas, como BMW, Nissan e até a Panasonic para o desenvolvimento do veículo. O projeto, entretanto, continua sendo não confirmado pela empresa, que o mantém em “segredo” há mais de uma década.
A ideia de criar um carro da Apple surgiu em 2008 e vem sendo desenvolvida desde então dentro da empresa com o nome Projeto Titan. De acordo com relatos na imprensa, o iCar (nome especulativo) era um dos maiores sonhos do antigo CEO Steve Jobs antes de morrer. De lá para cá, o projeto foi marcado por falsos começos e voltas à estaca zero, eventos que foram monitorados pelo público apenas por meio de vazamentos, já que a Apple nada divulga.
Apesar de tudo isso, há rumores que dizem que o carro pode ser anunciado em 2025 ou 2026. Resta esperar para saber se ele existirá mesmo.
Fonte: Automotive Business