O Castramóvel, trailer adaptado onde são feitas cirurgias de castração em gatos, ficará estacionado no campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, até o dia 10 de maio.
O serviço, oferecido de forma gratuita a tutores residentes na capital, é realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) da prefeitura de João Pessoa.
Durante uma reunião da reitoria da UFPB com a Diretoria de Bem Estar Animal da Semam para o alinhamento das ações necessárias à castração dos animais que vivem na UFPB, ficou decidido que os gatos abandonados na UFPB passarão pelo procedimento, a fim de que seja realizado o manejo ético populacional dos animais.
A intenção é proporcionar uma permanência mais saudável aos gatos que vivem no campus I, atendendo, também, a um pedido do Ministério Público da Paraíba (MPPB). Animais que estão com protetores de animais cadastrados no Programa de Saúde Animal, da Semam, também serão operados.
O procedimento para o público em geral acontece às segundas, quintas e sextas, das 7h às 14h, e dura, em média, até 40 minutos.
Para serem atendidos, os tutores residentes em João Pessoa deverão se cadastrar no aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’ e marcar o dia da cirurgia. Pelo aplicativo também serão repassadas as orientações prévias, o que inclui um jejum animal de, pelo menos, quatro horas antes do procedimento.
Na data marcada, antes da realização da castração, será realizada uma avaliação básica do animal pela equipe do Castramóvel, a fim de verificar se o gato tem condições de passar pela cirurgia.