Cátia de França teve o novo trabalho ‘No Rastro de Catarina’ escolhido, pelo jornal O Globo, como um dos 17 álbuns imperdíveis do primeiro semestre de 2024. Na crítica sobre o novo álbum da paraibana, o jornal identifica a “psicodelia quase setentista e energia de adolescente”.
A lista ainda tem artistas de diferentes gêneros musicais. Além da MPB, compõe a seleção músicos do pop, jazz, rap e funk. De Amaro Freitas a Beyoncé. A crítica do jornal O Globo destaca o processo de criação de ‘No Rastro de Catarina’, que foi lançado em abril pelo selo paraibano Tuim Discos.
“Descoberta por toda uma nova geração a partir do relançamento em LP, em 2021, de ’20 palavras ao redor do Sol’ (1979), Cátia mexeu nos arquivos e encontrou composições das mais diferentes épocas. Algumas, bem antigas, como ‘Indecisão’, um poema romântico que escreveu em 1962, aos 14 anos, e só agora musicou. Já ‘Negritude’, de 1972, surpreende pela força da letra: ‘Já não tenho medo/ minha pele agora é minha lei/ meu cabelo é diferente/ a vasta mistura me torna mais gente’”, resume a matéria de O Globo.
‘No Rastro de Catarina’ tem 12 músicas e foi gravado ao vivo em João Pessoa, no Estúdio Peixeboi, com a produção do selo Tuim Discos. Desde seu lançamento, em abril desse ano, o disco já soma mais de 180 mil players nas plataformas de streamings.
As 12 faixas percorrem toda a história da artista, desde ‘Indecisão’, um poema de amor escrito quando Cátia tinha 14 anos e só agora musicado, ao mergulho em seu envelhecimento com ‘Malakuyawa’, cantando sobre seus cabelos brancos, veias aparentes e sorriso sem dentes.
O trabalho contou com os músicos Cristiano Oliveira (viola, violão e violão de aço), Marcelo Macêdo (guitarra e violão de aço), Elma Virgínia (baixo acústico, baixo elétrico e fretless), Beto Preah (bateria e percussões) e Chico Correa (sintetizadores), que também assina a produção musical do disco ao lado de Marcelo Macêdo. O disco ainda tem a participação de Gláucia Lima no vocal, Dina Faria na direção artística e Felipe Tichauer na masterização.
Receba as notícias do F5Online no WhatsApp