Fernando Sarney, interventor nomeado pela Justiça do Rio de Janeiro para comandar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), convocou uma nova eleição para a presidência da entidade, nesta sexta-feira (16).
A convocação atende à ordem judicial que determinava de forma urgente a realização de um novo pleito em razão do afastamento de Ednaldo Rodrigues do cargo de presidente.
No sábado (17), será publicado o edital e o regulamento eleitoral. Em seguida, entre domingo (18) e terça-feira (20), as chapas interessadas em concorrer poderão ser inscritas. Já a Assembleia Geral ficou marcada 25 de maio (domingo).
Além do novo presidente, também serão eleitos oito vice-presidentes, três membros efetivos e três membros suplentes do Conselho Fiscal, para o quadriênio 2025/2029.
Participam da Assembleia Geral da CBF os presidentes das 27 federações (com peso 3 no voto), dos 20 clubes da Série A (peso 2) e dos 20 clubes da Série B (peso 1).
Ednaldo Rodrigues foi afastado da presidência da CBF, na última quinta-feira (15), após decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TR-RJ). Ele é acusado de falsificar uma das assinaturas de um acordo que anulava uma ação contra o processo eleitoral do começo deste ano, fazendo com que ele fosse eleito. O dirigente recorreu ao Superior Tribunal Federal (STF) para invalidar a decisão da Justiça sobre o seu afastamento.