A partir do próximo sábado (03), as passagens do trem da Grande João Pessoa ficarão mais caras. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que a tarifa é de 2,50 reais. Além de João Pessoa, os valores de Maceió e Natal também serão ajustados.
O aumento estava programado para acontecer em março deste ano, mas foi adiado para julho em razão de uma parcela da população estar em situação de vulnerabilidade social devido à pandemia, o que ocasionou a interrupção de atividades econômicas.
A CBTU afirmou no comunicado que faz o possível para amenizar ao máximo os impactos financeiros aos seus passageiros, mas por ser uma empresa pública federal subvencionada pelo Tesouro Nacional, não pode se isentar de praticar o aumento da passagem após dois anos do ultimo reajuste.
“A Empresa deixa claro que fez e faz o possível para minorar o impacto para seus usuários, porém, como Empresa Pública Federal subvencionada pelo Tesouro Nacional, não seria possível deixar de ajustar suas tarifas após 2 anos da aprovação de seu último aumento, de forma a não repetir políticas passadas de congelamento tarifário, e que tanto oneraram os contribuintes e prejudicaram a qualidade dos serviços oferecidos, por terem sufocado financeiramente a Companhia e restringido sua capacidade de investimentos”, diz o órgão.