João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 30.99ºC
IBOVESPA 128534.63
Euro 5.9101
Dólar 5.4346
Peso 0.0059
Yuan 0.7493
CEDC realiza mutirão de mamografia para mulheres indígenas
29/10/2021 / 16:15
Compartilhe:

O Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer da Paraíba (CEDC), em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), está realizando um mutirão de mamografia para as mulheres indígenas Potiguaras, dos municípios de Marcação, Baía da Traição e Rio Tinto, e Tabajaras, do município de Conde. A expectativa é que 1000 usuárias realizem o exame. A ação acontece nas terças e quintas-feiras, no final da tarde, e irá continuar mesmo após o encerramento da campanha do Outubro Rosa.

De acordo com a coordenadora estadual de saúde da população negra e das comunidades tradicionais, Adélia Gomes, a ação é importante para que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) garanta, dentro da faixa etária de rastreamento que é a partir de 50 anos, a mamografia e o acompanhamento a esse público.

A coordenadora afirma que, por dia de ação, 15 mulheres indígenas são atendidas no CEDC. Até o momento, aproximadamente 100 pessoas desta população realizaram o exame.

A referência técnica do DSEI, Edianne Cavalcanti da Silva, afirma que os exames de média complexidade são de difícil acesso, principalmente quando se leva em conta as especificidades culturais de cada etnia. “Diante disso, a parceria do DISEI Potiguara e a SES fortalece ainda mais os vínculos da população indígena com os profissionais que tanto se dedicaram para que esta ação fosse possível”, pontua.