João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 22.05ºC
IBOVESPA 121802.06
Euro 5.6812
Dólar 5.2896
Peso 0.0058
Yuan 0.7301
Centro de Cidadania LGBT firma novos convênios para oferecer atendimentos de saúde
19/08/2021 / 16:21
Compartilhe:

O Centro de Cidadania LGBT e Igualdade Racial da prefeitura de João Pessoa fechou o primeiro semestre de 2021 com 32 atendimentos na área de psicologia aos usuários. O serviço se mantém ativo, mas de maneira remota devido à pandemia. Para as atividades do segundo semestre, que se iniciam no mês de setembro, estão programadas a continuidade de parcerias com universidades viabilizando atendimentos nas áreas de psicologia, psiquiatria e ginecologia.

O coordenador do Centro LGBT, Geraldo Filho, explica que a cada seis meses o local recebe estagiários do curso de psicologia de universidades conveniadas. “Nós firmamos o convênio e os alunos são supervisionados pela profissional de psicologia da coordenadoria LGBT e Igualdade Racial. Essa supervisão dá o suporte técnico acerca das demandas trazidas pelos estagiários e aos encaminhamentos para a Rede de Saúde Mental do município de João Pessoa”, detalha.

As parcerias com as universidades terão continuidade no segundo semestre de 2021. “Em setembro, receberemos o 2° ciclo de estágio em parceria com a Uninassau. Consideramos esse trabalho de extrema importância no que tange a saúde mental da nossa população LGBT, que sofre diariamente violações de direitos e principalmente o preconceito intrafamiliar, que é nítido nos nossos dados do acolhimento social”.

Também terá continuidade o trabalho desenvolvido com grupos formados por familiares de usuários da coordenadoria. “Junto a esses grupos, a coordenação do Centro e profissionais de psicologia se propõem a desenvolver ações como rodas de diálogo e dinâmicas, voltadas para o fortalecimento de vínculos familiares dos nossos usuários”.

Para o segundo semestre está programada ainda a ampliação das parcerias intersetoriais no que se refere aos serviços de saúde, a exemplo do convênio com o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). Através dessa parceria, o Centro passará a contar com o serviço de psiquiatria uma vez por semana. Os usuários serão encaminhados através da supervisora de estágio e profissional de psicologia da Coordenadoria.

Em setembro, o Centro de Cidadania passará a contar também com atendimento ginecológico, viabilizado através de um convênio com o Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).

“Nós teremos acesso ao serviço de ginecologia para homens trans e mulheres cis – Lésbicas, Bissexuais e Pansexuais (LBP). Essa parceria intersetorial se dará através de uma triagem social com encaminhamento para a sede do Unipê”, explicou o coordenador do Centro LGBT, Geraldo Filho.

Agendamento 

A Coordenadoria LGBT+ fica localizada no Parque Sólon de Lucena, n°216, Centro de João Pessoa e funciona das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira.

Para obter mais informações ou agendar algum serviço a população deve entrar em contato através dos telefones 3218 9246/3222 8853. O local oferece serviços de assistência jurídica, psicológica e social, além de práticas integrativas.