24.1 C
João Pessoa
21.9 C
Campina Grande
21.5 C
Brasília

Centro Dia para pessoas com deficiência mantém acompanhamento de usuários de forma remota

Em virtude da pandemia, os atendimentos passaram a ser realizados através do Whatsapp, em grupos de conversa e chamadas de vídeo coletivas

Uma vida mais independente para pessoas com deficiência é possível. É com esse objetivo que o Centro Dia de Referência para Pessoa com Deficiência vem trabalhando. O equipamento é gerido pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.

Atualmente atendendo 66 usuários, o serviço tem como público-alvo pessoas entre 18 e 59 anos que precisam de auxílio na realização de cuidados básicos da vida diária, como vestir-se, realizar a própria higiene pessoal e comer, além do desenvolvimento de habilidades sociais e pessoais, garantindo que tenham mais autonomia.

Leia Também

Em virtude da pandemia de Covid-19, os atendimentos passaram a ser realizados através do Whatsapp, em grupos de conversa e chamadas de vídeo coletivas para que o vínculo com o serviço não seja enfraquecido e o desenvolvimento dos usuários se mantenha, com acompanhamento de musicoterapeutas, assistentes sociais e psicólogos.

Maria de Jesus é mãe de Bruna da Silva, uma das usuárias mais antigas do Centro Dia. Ela conta que é notória a diferença e a evolução da filha ao longo dos anos.

“Bruna era muito tímida, agressiva em casa, mas hoje ela é simpática, joga beijo pras pessoas e tenho certeza que foi por conta do trabalho do Centro Dia e das pessoas que cuidam dela tão bem. Antes tudo eu precisava fazer por ela, hoje ela já come sozinha e faz pequenas funções na casa, como encher uma garrafa de água, além de entender melhor nossa relação de mãe e filha”, disse.

A coordenadora do serviço, Renata Martins, reforça o papel do Centro Dia não apenas para o usuário, mas para o núcleo familiar também. “Estamos aqui para ajudar a promover mais autonomia, resgate da autoestima e conseguimos mostrar que eles são capazes de evoluir e ter progressos, de serem felizes como foram feitos. Nosso trabalho procura incentivar a autonomia e que eles se lembrem que não é uma limitação que fazem eles menos, que é possível ter uma vida normal mesmo com estas limitações”, completou.

Outro usuário do serviço é Jonas Manoel, de 38 anos, que tem como cuidadora sua mãe, Albertina de Souza que conta que o filho sente saudade do local e todos os dias pede para ir à “escola”, ao se referir ao Centro Dia.

“Lá é um dos únicos lugares em que a gente se sente à vontade. A família, os meninos, tem os cuidadores que a gente consegue sentir o carinho deles com os nossos filhos. Estamos muito tristes em não poder realizar as atividades presencialmente, mas também entendemos que o momento é delicado”, disse.

Entre as evoluções que consegue perceber, Albertina aponta principalmente a socialização, que hoje ele se comunica melhor, reconhece familiares, gosta de dançar, se divertir e das festas que são promovidas pelo serviço.

O serviço – O Centro Dia de Referência para Pessoa com Deficiência está localizado na Rua Deputado Tertuliano de Brito, 368, no bairro 13 de Maio. O serviço atende livre demanda, com uma triagem inicial para definir a melhor estratégia para cada usuário, assim como atende encaminhamentos vindos dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), dos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e em alguns casos do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

Na nova sede, assim que forem retomadas as atividades em grupo, os usuários poderão participar de atividades na piscina, de lazer e esportivas, das oficinas de arteterapia, passeios e excursões que são promovidos pelo Centro Dia.

A casa conta também com toda a acessibilidade para que o deslocamento interno seja realizado sem problemas, além do serviço de ônibus adaptado que busca e realiza o retorno em casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

ENQUETE F5: Se as eleições fossem hoje Pedro Cunha Lima seria o novo governador da Paraíba

O programa F5 da Rádio POP FM realizou uma enquete com os ouvintes e expectadores que acompanharam a transmissão...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

15 possíveis temas de redação para o Enem 2022

O Portal Nacional da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas de redação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),...

Polícial Rodoviária Federal morre em Cabedelo

A policial rodoviária federal Renata Maia Pimenta, de 42 anos, morreu na noite desta sexta-feira (20) no prédio onde morava em Cabedelo. A informação...

Palco desaba e deixa formandos de medicina feridos na Grande João Pessoa

Duas  pessoas  foram socorridas com traumatismo craniano encefálico (TCE) após parte da estrutura de um palco desabar, no final da tarde deste sábado (21),...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#