O ex-presidente Lula (PT) está reunindo sua maior aliança de partidos desde a campanha de 1994. A ideia do PT e de Lula é recriar o clima de Diretas Já, com grandes figuras de diversos estados e partidos “unidos pela democracia”. Em 2010, a ex-presidente Dilma Rouseff (PT) reuniu mais coligações em sua candidatura, com PT, PMDB, PDT, PCdoB, PSB, PR, PRB, PSC, PTC e PTN.
Anteriormente, três das seis siglas confirmadas na frente Vamos Juntos pelo Brasil já haviam se aliado ao petista.
O lançamento de pré-candidatura de Lula acontecerá neste sábado (7). O evento contará com a presença do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), indicado como vice de Lula, e lideranças dos partidos PSB, PV, PCdoB, Rede, PSOL e Solidariedade.
A aliança será lançada formalmente para cerca de 4 mil militantes em São Paulo. A Ideia do PT é recriar o clima de Diretas Já na candidatura de Lula, com grandes figuras de diversos estados e partidos “unidos pela democracia”.
Em 1994, com Aloízio Mercadante como vice-presidente da República na chapa de Lula, reuniram-se PSB, PCdoB, PV, PPS (atualmente, Cidadania), PCB e PSTU.
Desses, o PCdoB foi o único que se coligou em todas as oitos eleições presidenciais desde a redemocratização. O partido foi o único, com o Pros, a integrar a campanha de 2018 de Fernando Haddad (PT) ao Planalto, após Lula ser preso.
A ex-presidente Dilma Rouseff (PT) reuniu mais coligações em sua candidatura em 2010, juntando PT, PMDB, PDT, PCdoB, PSB, PR, PRB, PSC, PTC e PTN.