João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 25.9ºC
Patos 34.08ºC
IBOVESPA 126247.92
Euro 5.9334
Dólar 5.4778
Peso 0.006
Yuan 0.7536
Chapada Week 2023 e o convite para curtir as belezas naturais da Chapada dos Veadeiros
30/01/2023 / 09:20
Compartilhe:

Unir o ecoturismo ao turismo holístico é uma das propostas para quem vai à Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Uma das sete chapadas brasileiras, o local é um destino ideal para quem busca contato com a natureza, boa gastronomia, cultura e bem-estar. De 8 e 19 de março, mais de 70 estabelecimentos de cinco destes municípios – São João d’ Aliança, Alto Paraíso de Goiás e Vila de São Jorge, Colinas do Sul, Teresina de Goiás e Cavalcante – vão receber um dos maiores festivais de descontos da região, o Chapada Week 2023. A iniciativa reúne estabelecimentos que oferecem descontos de 10% a 50% em hospedagens, passeios turísticos, ingressos para atrativos como cachoeiras e trilhas, restaurantes, terapias, lojas de souvenir e outros serviços.

“A segunda edição do Chapada Week é mais uma maneira de colocar o evento no calendário do turismo nacional e dar mais visibilidade a um destino tão procurado até mesmo internacionalmente. Além de fomentarmos a economia e o empreendedorismo local, com o festival visamos atrair quem já conhece a Chapada dos Veadeiros, convidar novos turistas e incentivar os moradores a aproveitarem a região e ainda se beneficiarem com descontos”, afirma Andrea Manzan, presidente da Associação Veadeiros, organizadora oficial do evento.

Cachoeiras, piscinas naturais, riachos, matas de Cerrado e rochas formadas há mais de 600 milhões anos atraem milhares de turistas anualmente para a chapada. De natureza rica e um berço de águas, Alto Paraíso de Goiás, por exemplo, já catalogou cerca de 120 cachoeiras de diversos tamanhos e com poços dos mais variados tipos. O município preserva o famoso Vale da Lua, com suas formações rochosas esculpidas pelo rio São Miguel, que ganham aspecto “lunar” e uma nova paisagem a cada visita devido à passagem das águas.

Outros locais muito procurados são as cachoeiras Santa Bárbara, Capirava e Candaru, localizados na comunidade Kalunga Engenho II, a 27 km do centro de Cavalcante. Quem quiser pode aproveitar a oportunidade e enriquecer a experiência conhecendo a típica comida quilombola.

Já a mais alta cachoeira do estado fica bem no portal da Chapada dos Veadeiros, em São João d’Aliança. Com 187 metros de queda livre, a Cachoeira do Label impressiona todos os visitantes. Um verdadeiro santuário ecológico totalmente preservado.

Culinária local é um dos destaques da região, como no Restaurante Minelci, na comunidade Kalunga

Durante o festival Chapada Week 2023 ainda será possível encontrar ofertas como 30% de desconto no Complexo de Cachoeiras Veadeiros, 20% de desconto no Santuário Volta da Serra, na Cachoeira do Bonito e na Cachoeira São Bartolomeu. Para quem desejar fazer um passeio de barco pelo Lago Serra da Mesa, a Cabana do Pescador e o Rancho da Ni, em Colinas do Sul, estarão com 30% de desconto. Esses e muitos outros estão listados no final do texto.

O turismo holístico também atrai milhares de visitantes. Além de toda a energia que circunda a região, quem busca experiências espirituais encontra na Chapada dos Veadeiros o local perfeito. E para quem busca bem-estar físico e mental, também é o destino ideal, com diversas opções de meditação, massagens relaxantes, yoga e terapias que podem entrar no roteiro da viagem. O festival conta com o apoio da Associação de Terapeutas de Alto Paraíso (Atap), com cerca de 18 terapeutas. Serão oferecidos descontos de 20% em sessões de alinhamento de chakras, reiki, cone chinês, florais, leitura de tarô e muitas outras opções. E quando se fala em gastronomia, hospedagens e passeios turísticos, também não faltam boas opções para todos os bolsos e gostos e ofertas dentro do evento.