João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 25.74ºC
IBOVESPA 128293.61
Euro 5.9169
Dólar 5.4398
Peso 0.0059
Yuan 0.7498
CIA/UFPB oferta bolsas para estudantes apoiadores
30/10/2021 / 15:08
Compartilhe:

O Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abriu, na quinta-feira (28), edital emergencial para cadastro de reserva e convocação imediata de estudantes apoiadores. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 49 vagas para todos os campi da Instituição. O valor total da bolsa é de R$500,00 mensais.

Os interessados devem se inscrever até a próxima quarta-feira (3), por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), na aba “bolsas”. O estudante deve anexar sua documentação e a de seus familiares, caso necessário.

Segundo o edital, o candidato pode se candidatar apenas para uma vaga. Os apoiadores selecionados irão acompanhar alunos com deficiência que ingressaram no semestre 2020.1, ou que ainda não possuem ou necessitam trocar de apoiador.

O processo contém três etapas, sendo avaliação socioeconômica, capacitação e prova teórica em conjunto de questionário. Os candidatos devem estar regularmente matriculados nos cursos de graduação, na modalidade presencial; ser obrigatoriamente do mesmo campus onde se encontra o estudante que deseja apoiar; e, ainda, deverão ser, preferencialmente, do mesmo curso ou da mesma área do curso do estudante assistido.

O interessado deverá ter disponibilidade, obrigatoriamente, de 20h semanais. Além disso, no início do apoio deverá disponibilizar 4h semanais dentre as 20h exigidas para receber orientações específicas sobre a deficiência do aluno para o qual foi selecionado junto à coordenação do CIA e à supervisão do estágio de Terapia Ocupacional vinculado ao CIA.

Os apoiadores deverão respeitar as necessidades educacionais de cada área de deficiência ou alteração decorrente de sequelas física motora, auditiva, visual, de Transtornos Globais do Desenvolvimento/TEA (Transtorno do Espectro Autista), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outras demandas pedagógicas.

Os candidatos que já tenham sido alunos apoiadores têm a oportunidade de aproveitar a nota obtida na prova feita durante a seleção para a qual foram selecionados ou também podem ser dispensados da palestra de orientação (2018.2; 2019.1, 2019.2; 2020.1, 2020.2 e 2021.1). A dispensa em ambos os casos somente será efetivada mediante a apresentação do certificado da palestra fornecido nos respectivos períodos.

O resultado final será divulgado no dia 25 de novembro, no endereço eletrônico do CIA. Mais informações podem ser obtidas pelo edital ou e-mail cia@reitoria.ufpb.br.