João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 27.53ºC
IBOVESPA 124388.62
Euro 5.5905
Dólar 5.2827
Peso 0.0061
Yuan 0.7299
Cícero apresenta plano para complexo Beira Rio em webinário promovido pelo MPF
09/04/2021 / 09:07
Compartilhe:

O prefeito Cícero Lucena participou, na noite desta quinta-feira (8), do webinário Programa João Pessoa Sustentável – Impactos nas Comunidades Urbanas Atingidas, evento promovido pelo Ministério Público Federal na Paraíba (MPF). Na ocasião, Cícero apresentou o plano para a construção do Complexo Beira Rio, obra que vai mudar a realidade das famílias que moram em áreas de risco nas comunidades próximas ao Rio Jaguaribe. O evento online também contou com a participação de representantes das regiões impactadas pela obra, que puderam dar sugestões.

“Nosso objetivo principal é melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nessas comunidades e de toda a cidade de João Pessoa. Esse tipo de ação será um modelo para outras obras. Vamos ouvir a comunidade para juntos construirmos uma cidade melhor”, explicou o prefeito.

O procurador da República, José Godoy Bezerra de Souza, que foi responsável por abrir o webinário, elogiou a atual gestão da Prefeitura de João Pessoa. “Quero parabenizar a sua gestão pela forma transparente de trazer as informações, seja através de ofício, através de reunião ou de eventos como este. Parabéns, prefeito Cícero Lucena”, destacou.

O webinário também contou ainda com a participação do vice-prefeito Léo Bezerra e de alguns secretários como Diego Tavares e Marcos Vinícius, titulares das pastas de Gestão Governamental e Comunicação, respectivamente. Em outra reunião semelhante, com data a ser marcada, as comunidades e representantes da UFPB e MPF terão mais tempo para fazer questionamentos à Prefeitura de João Pessoa, além de sugestões.

“Foi de grande importância estar estabelecendo essa forma de diálogo, de construção, para que juntos possamos encontrar soluções para os problemas, que é o principal objetivo de todos que participaram desta reunião”, falou Léo Bezerra.

O webinário foi uma realização do MPF, em parceria com a Unidade Executora do Programa (UEP/PMJP), Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) e UFPB. Tem apoio do Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD) e do Fórum Estadual de Reforma Urbana.

Complexo – O Complexo Beira Rio vai promover um grande processo de urbanização para as comunidades Vila Tambauzinho, Cafofo Liberdade, Miramar, Tito Silva, Padre Hildon Bandeira, Brasília da Palha, Santa Clara e São Rafael, que ficam em áreas de risco. A ideia é construir três conjuntos habitacionais, com aproximadamente 675 apartamentos, dispondo de toda infraestrutura complementar, com esgotamento sanitário, drenagem, sistema viário, pavimentação e equipamentos comunitários.

Além das moradias, os conjuntos terão salas com espaços comerciais, que serão locadas, e o dinheiro será investido no próprio condomínio. No entorno, também serão construídas creches e centros de referência de assistência social para promover serviços à população. Além disso, será criado um parque linear às margens do Rio Jaguaribe, para os moradores terem um novo espaço de lazer.

Para a realização das obras, 936 famílias que vivem em áreas de riscos precisarão ser realocadas, mas todas elas serão assistidas com medidas como aluguéis de transição, indenização em dinheiro e compra assistida no mercado imobiliário. As famílias que não precisarem ser realocadas vão receber as escrituras de seus imóveis.

O Complexo Beira Rio faz parte do Programa João Pessoa Sustentável, que é financiado em parte pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O programa é orçado em 200 milhões de dólares – metade financiada pelo BID e a outra metade em contrapartida da Prefeitura.