
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), participou na manhã desta quarta-feira (5) da entrega de novos equipamentos ao Instituto Cândida Vargas (ICV) e do lançamento da Campanha Novembro Roxo, voltada à conscientização e prevenção da prematuridade. O evento ocorreu na sede da maternidade, em Jaguaribe.
Durante a solenidade, Cícero destacou o compromisso da gestão com o fortalecimento da rede pública de saúde materno-infantil e o cuidado preventivo com os recém-nascidos prematuros.
“Esse programa do mês de novembro é para a gente ter cuidado com as crianças prematuras. E aqui, esse equipamento também, que só tem na rede pública de João Pessoa, é uma demonstração de que estamos alertando e praticando esse cuidado preventivo”, afirmou o prefeito.
O investimento total é de quase R$ 4 milhões, segundo o gestor. “Muda no sentido de termos aqui no hospital público aquilo que há de mais avançado para, abaixo de Deus, salvar vidas e também fazer tratamentos de alto nível tecnológico”, completou Cícero.
O secretário municipal de Saúde, Luís Ferreira Filho, ressaltou que os novos aparelhos elevam o padrão tecnológico do atendimento oferecido pela maternidade.
“Hoje estamos entregando equipamentos de última geração, como torres de vídeo para a realização de histeroscopias — um exame altamente específico que apenas a Maternidade Cândida Vargas e o Hospital HELP possuem. Também estamos reforçando as UTIs neonatal e semi-intensiva com ventiladores mecânicos e outros materiais de extrema modernidade”, explicou o secretário.
A Campanha Novembro Roxo tem como objetivo alertar para os riscos e cuidados necessários à prematuridade, reforçando a importância do acompanhamento médico e da estrutura hospitalar adequada para garantir o desenvolvimento saudável dos bebês nascidos antes do tempo.
+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp