O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, foi o primeiro convidado do projeto “Café com Turismo” promovido pela Abrajet Pb – Associação dos Jornalistas de Turismo, nesta terça-feira, 25, no Oceana Hotel, na beira mar do Bessa. O evento tem o objetivo de contribuir com a divulgação de temas importantes para o segmento, e contou com a presença de representantes do trade e jornalistas convidados.
O prefeito fez um balanço das ações na área de turismo, e divulgou algumas novidades. No centro histórico de João Pessoa será criada a Fábrica de Cultura Popular Juca Pontes, projeto do arquiteto e urbanista João Luiz Carolino, no Varadouro. Mas o ponto alto do encontro foi o tema da engorda das praias do litoral pessoense, que está gerando muita polêmica. Cícero defendeu a necessidade de realizar o projeto, cujo estudo foi encomendado a mesma empresa que fez o alargamento em Camboriú, em Santa Catarina. “Os contraditórios precisam existir para que sejam esclarecidos, mas uma necessidade está sendo levada para o lado político. Isso não é um projeto de Cícero e, sim, um projeto da cidade” afirmou o prefeito. Ele citou alguns pontos onde o mar está invadindo e disse que várias cidades do país estão fazendo a engorda para melhorar as praias “A orla de Iracema, em Fortaleza, está agora com um belo espaço para a prática de esportes, não só para o turismo, mas para o morador”
Cícero disse ainda que a empresa está fazendo estudos para apresentar um projeto vai levar em conta as especificidades de cada praia, como a proximidade de barreiras de corais, por exemplo. “ Vamos respeitar a ciência. Não tenho idade para ser omisso e muito menos ter medo, desde que tenhamos embasamento técnico confiável para adotar medidas e ações necessárias”.
O prefeito de João Pessoa rebateu insinuações de que o projeto de engorda seria um pretexto para liberar a construção de espigões na primeira avenida da orla “ É má fé quem diz que o alargamento vai fazer com que se construa prédios altos na orla”
Depois da explanação do prefeito de João Pessoa a organização abriu inscrições para que os jornalistas fizessem perguntas. O “Café com Turismo” iria acontecer a cada dois meses, mas, segundo o presidente da Abrajet PB, Abelardo Jurema, a receptividade foi tão boa que passará a ser mensal. “Vamos fazer esse encontro no final de cada mês, sempre trazendo assuntos palpitantes da Paraíba para serem debatidos. Já fomos procurados com algumas sugestões muito interessantes”