O prefeito Cícero Lucena participou, na tarde desta quinta-feira (17), de evento em comemoração aos 75 anos da reinstalação da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), que foi celebrado no último dia 14. Durante a solenidade, realizada no Hotel Globo, no Centro Histórico da Capital, foram lançados dois editais: um para construção da nova sede do poder legislativo e outro para selecionar o artista plástico que será responsável pela obra que vai ficar em frente ao prédio, seguindo a Lei Ordinária 11649/2009.
Durante a festividade, Cícero Lucena foi um dos homenageados com uma comenda da CMJP. O prefeito destacou a boa relação entre os poderes e falou da importância da construção do novo prédio da Casa de Napoleão Laureano.
“Sempre mantivemos uma relação de parceria, de respeito e independência entre poderes. E agora estamos dando mais um passo nessa parceria da Prefeitura com a Câmara tendo a oportunidade de construir a nova sede da Câmara de Vereadores da nossa cidade, já que a antiga foi feita para um número de vereadores bem menor que hoje a casa tem. Então, para mim, é motivo de alegria estar participando dessa história neste momento e dando a contribuição que podemos dar como Poder Executivo”, destacou.
O presidente da CMJP, Dinho Dowsley, falou da construção da nova Casa de Napoleão Laureano, que também deve ser instalada no Centro da Capital. Segundo ele, a estrutura atual, que foi feita para apenas 12 vereadores, não suporta mais as demandas dos parlamentares e da população. A previsão para a conclusão da obra é de 12 a 18 meses.
“Este novo equipamento será muito importante para a cidade de João Pessoa, que já está chegando a quase um milhão de habitantes. Vale salientar que a Câmara foi construída na década de 70 para 12 vereadores. Hoje estamos com 27, com a possibilidade de aumentarmos para 29. Então, a Câmara precisa ter um prédio à altura para receber a população. Esta é a casa do povo”, disse o presidente.
O evento contou com a participação de diversas autoridades, como o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, o vice-governador-eleito Lucas Ribeiro, além de diversos vereadores, ex-vereadores e empresários.
Durante o evento comemorativo, foi lançado o livro ‘CMJP 75 anos: Liberdade, Democracia, Transparência’, escrito pelo servidor com mais de 40 anos de CMJP, Edmilson Lucena. Também foi lançada a série documental ‘João Pessoa: Cidade de Leis’, produzida pelos servidores Érika Bruna Agripino e Lúcio César, que conta a história de João Pessoa a partir das leis aprovadas na Câmara.
No Hotel Globo, já é possível conferir as exposições em comemoração aos 75 anos de reinstalação do legislativo municipal, que destacam a cidade e o patrono da Casa, Napoleão Laureano. ‘Memória de uma vida a serviço do semelhante’ é o nome da exposição que conta, em fotos, ilustrações e textos, a trajetória do patrono da CMJP e idealizador do Hospital Napoleão Laureano, referência no tratamento de câncer no país.
Com fotografias que retratam pontos marcantes da história de João Pessoa em diferentes épocas, a exposição ‘João Pessoa de todos os tempos’ transmite o olhar do fotógrafo Olenildo Nascimento de locais como Parque Solon de Lucena, Rio Sanhauá e Estação Cabo Branco. A cidade de João Pessoa no auge dos anos 70 também é retratada em exposição pelo olhar do fotógrafo Valdomiro Ferreira.
Cópias, transcrições e análises de documentos do período colonial e imperial também fazem parte da exposição. A mostra traz alguns dos 200 documentos históricos achados na CMJP, em 2018, e que possuem informações sobre o processo de estruturação do Estado Imperial Brasileiro na Paraíba, na então cidade da Parahyba e em municípios circunvizinhos.
Outra opção é a galeria dos ex-presidentes da Câmara de João Pessoa. São pinturas que retratam a história da CMJP a partir das pessoas que a administraram no cargo de chefe do Legislativo Municipal. Todas as exposições podem ser visitadas no Hotel Globo até o dia 11 de dezembro.