Seja por necessidade, realização pessoal ou por oportunidade, abrir o próprio negócio é uma decisão recorrente tomada por potenciais empresários nos primeiros meses de um ano. Por essa razão, diante da tradição brasileira de aproveitar esse período para empreender, o Sebrae Paraíba elencou alguns passos que podem orientar quem deseja ingressar no universo dos negócios.
De acordo com a instituição, além do desejo de ser um empreendedor e de ter afinidade com a atividade desejada, é importante que o potencial empresário tenha clareza sobre qual é o tipo e o modelo de negócio que ele pretende abrir. Uma vez tomadas essas decisões, o segundo passo é analisar se o seu perfil é compatível com o modelo de negócio escolhido.
Nesse ponto, investir na aquisição de novas habilidades e em capacitações sobre temas como gestão, finanças, comportamento empreendedor e marketing também é fundamental para o êxito do empresário e de seu negócio. Já o terceiro passo está relacionado com a estruturação da empresa. Nessa etapa, o empreendedor deve reunir todas as informações possíveis sobre o segmento de atuação pretendido, a legislação vigente, os seus concorrentes e o público-alvo, de modo a organizar o seu ingresso no mercado.
“É importante elaborar o plano de negócios, em que o empreendedor vai analisar a sua viabilidade, os seus custos iniciais, com quanto tempo a empresa vai começar a dar retorno e outros aspectos relevantes para esse início. Também é importante ter bastante conhecimento sobre a atividade escolhida e, na sua pesquisa de mercado, identificar onde estão os seus fornecedores e clientes”, enfatizou a analista técnica do Sebrae Paraíba, Germana Espínola.
Para aqueles empreendedores que irão necessitar de crédito, outro passo importante nesse processo de abertura de um pequeno negócio é pesquisar de forma criteriosa as diversas opções oferecidas pelas instituições financeiras, buscando a que melhor se adequa a sua capacidade de pagamento.
Por fim, o quinto passo, embora pareça óbvio, é o de pôr a mão na massa. Ao colocar todo o seu planejamento em prática, o empreendedor poderá verificar quais são os ajustes necessários na empresa, conforme as demandas e preferências dos consumidores, a frequência de público e o fluxo de caixa.
Para quem já é ou deseja se tornar um empreendedor, o Sebrae Paraíba oferece uma série de serviços e capacitações, em áreas como gestão financeira, recursos humanos, inovação, atendimento ao cliente e transformação digital.
Os serviços e as orientações ao empreendedor estão disponíveis por meio do WhatsApp e da Central de Relacionamento, ambos com número 0800 570 0800, e do site da instituição.