João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 22.48ºC
IBOVESPA 127733.88
Euro 6.12
Dólar 5.8061
Peso 0.0058
Yuan 0.8018
Cine Banguê Online faz sessão em homenagem ao aniversário de Abelardo da Hora
27/07/2021 / 13:01
Compartilhe:

Em sessão especial, o Cine Banguê, cinema da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), exibe na sexta-feira (30), às 20h, dois curtas metragens que resgatam a vida e a obra de Abelardo da Hora. O artista plástico pernambucano faria 94 anos no próximo dia 31 de julho se estivesse vivo. A exibição dos filmes Abelardaoooo, é hora de brincar (2020) e Da Hora e seus meninos de Recife (2021) acontece na TV Funesc em sessão única.

As duas produções cinematográficas possuem classificação livre e têm a direção de Maurício Roberto da Silva.

Abelardo Germano da Hora foi um artista plástico, professor e poeta brasileiro. Escultor, desenhista, gravurista, pintor e ceramista, ficou conhecido por retratar as mulheres e os temas regionais. A Fundação Espaço Cultural vai sediar o Museu que reunirá suas principais obras e, por isso, será um dos principais centros de referência sobre o artista.

Confira a programação:

Curta: Abelardoooo, é hora de brincar!
8’40’’ | Florianópolis | Documentário | 2020
Direção: Maurício Roberto da Silva
Classificação: Livre

Sinopse: O escopo do curta-animação “Abelardooo, é hora de brincar” pretende dar visibilidade à série de aquarelas produzidas por Abelardo da Hora em 2002, chamada “É hora de brincar”, que o artista dedicou às crianças das periferias de Recife, PE.

Outro objetivo é levar o filme até as escolas e os movimentos sociais, a fim de contribuir com a reflexão sobre a importância da cultura lúdica popular, que é construída em espaços eivados de dramáticas desigualdades sociais.

Ademais, o filme tem a intenção de manter viva a memória da imensa obra desse multiartista pernambucano, que produziu esculturas, poesias, gravuras, aquarelas e desenhos, tendo como foco o olhar sobre as mulheres, a cultura popular, a fome, a miséria e, nesse contexto, as crianças da classe trabalhadora empobrecida. Tanto a abertura quanto o encerramento do curta são enriquecidas com as vozes de aproximadamente 30 crianças de diversas idades que, com seus sons criativos, homenageiam Abelardo e o convidam para brincar.

Curta: “DA HORA” E SEUS MENINOS DO RECIFE
22’31’’ | Florianópolis | Documentário | 2021
Direção: Maurício Roberto da Silva
Classificação: Livre

Sinopse: Este curta tem como escopo recuperar a memória das gravuras “Meninos do Recife” de Abelardo da Hora, desenhadas em 1962 e, posteriormente, queimadas pela ditadura militar na frente do Diário de Pernambuco. O documentário traz reflexões sobre as desigualdades sociais em que viviam as crianças da classe trabalhadora empobrecida e que hoje, ainda vivem, nas palafitas situadas nos mangues dos rios da cidade do Recife.

O filme pretende expor o degradante contexto político, econômico e social que inspirou a obra de Abelardo. Por essas questões permanecem atuais, faz-se necessário resgatar as repercussões éticas, políticas e estéticas de suas gravuras.

Minibio do realizador

Mauricio Roberto da Silva – Professor aposentado da UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina – Mestrado em Ciências do Esporte na Universidade Johan Wolfgang Frankfurt (Alemanha), Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas à Educação (UNICAMP), Pós- Doutorado em Estudos da Criança (UMINHO-Portugal)

Agenda

Cine Banguê On-line
Curtas: Abelardoooo, é hora de brincar! (Classificação livre) / “Da Hora” E Seus Meninos Do Recife (Classificação Livre)
Data: 30 de julho (sexta-feira)
Hora: 20h
Exibição única em: TV Funesc (youtube.com/tvfunesc)