A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) lançou, nesta segunda-feira (31), a programação da Semana Cultural José Lins do Rêgo, que acontece a partir desta quarta-feira (2) até 5 de junho no canal da Funesc no Youtube e na Rádio Tabajara (105,5 FM e 1.110 AM). Em sua 39ª edição, o evento celebra os 120 anos do escritor paraibano ‘Zé Lins’.
A abertura da semana acontece com uma edição inédita do ‘Painel Funesc’ mediado por Pedro Santos, vice-presidente da Funesc, e com participação especial do cineasta Vladimir Carvalho, como debatedor. O bate-papo tem início às 19h.
Já na quinta-feira (3), a partir das 19h, acontece o ‘Prima Convida’, ação do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes. O bate-papo, mediado por Mari Santana, traz o tema “O Brasil visível e o Brasil invisível nestes 120 anos” e tem a participação de familiares de Zé Lins que atuam em diversas áreas do conhecimento, em vários países.
Logo após, às 22h, na Rádio Tabajara (105,5 FM e 1.110 AM), o jornalista Jãmarrí Nogueira traz o programa Espaço Cultural, com transmissão de músicas baseadas nas obras de Zé Lins e trilhas sonoras que fizeram parte de filmes sobre seus livros.
Na sexta-feira (4), a partir das 19h, o projeto ‘Entrevista Funesc’ traz o tema ‘Futebol, Flamengo e Zé Lins’. Nesta ação, o jornalista Jãmarrí Nogueira entrevista Edônio Alves, doutor em literatura comparada, poeta, professor, jornalista e escritor. O bate-papo tem início às 19h.
Fechando a programação, no sábado (5) acontecerá uma nova edição do ‘Entrevista Funesc’, desta vez com abordagem nas obras ‘Menino de Engenho’ e ‘Meus Verdes Anos’, ambas escritas pelo homenageado.
Os convidados para este bate-papo são Cauby Dantas, mestre em sociologia, escritor e professor, e Gervásio Aranha, professor universitário e amplo conhecedor das obras de José Lins do Rêgo.
39ª Semana Cultural José Lins do Rêgo
Tradicionalmente, o Espaço Cultural José Lins do Rêgo, pertencente à Funesc, promove no mês de junho uma semana inteira de atividades em celebração ao nascimento de seu patrono.
Zé Lins nasceu na cidade de Pilar, interior da Paraíba, no dia 3 de junho de 1901. O escritor marcou a literatura brasileira ao escrever livros como Menino de Engenho (1932), Fogo Morto (1943), Riacho Doce (1939), O Moleque Ricardo (1935) e Meus Verdes Anos (1956), única obra que resgata suas memórias de vida.
Em comemoração aos 120 anos de Zé Lins, o governo estadual instituiu o Ano Cultural José Lins do Rêgo. Na Funesc, além da Semana Cultural, o ano será marcado com atividades mensais.