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Clickstream: Entenda mais sobre esses dados e como eles podem ajudar!
10/08/2022 / 10:52
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O marketing digital tornou-se ferramenta-chave para as empresas juntamente com a demanda da aceleração digital. Por esse motivo, técnicas como clickstream foram desenvolvidas.

Ao longo dos anos, o mercado e economia passaram por transformações drásticas, aumentando o desafio para as empresas de modo geral. Diversos setores tiveram que adaptar suas estratégias para o bom andamento dos negócios.

Em uma empresa que oferece o serviço de transporte mudança intermunicipal, o marketing foi o principal mecanismo para auxiliar no posicionamento organizacional.

Quando implementadas corretamente, as estratégias de marketing ajudam as empresas não só no fortalecimento de marca, como também corroboram para a potencialização do setor comercial.

Em conformidade, a recomendação é que os negócios brasileiros se aproximem da posição das empresas internacionais, dispondo da tecnologia como recurso para propor melhorias processuais.

Contextualizando com o cenário no Brasil, pode-se notar que os negócios, em suma, se encaixam na posição de PMEs. Porquanto, tem características individuais em relação às organizações de maior porte.

O marketing e as estratégias presentes nele são altamente adaptáveis, podendo agregar tanto nas vendas de produtos e na negociação de soluções, como projeto de ampliação residencial

Tendências para o marketing como o

clickstream

Caracteriza-se por marketing ações tomadas por marcas e empresas com o intuito de atrair a atenção de clientes e manter o engajamento com os consumidores para fins comerciais.

O conceito surgiu por volta de 1902 nos Estados Unidos, mas com um formato diferente em relação ao que é possível presenciar atualmente, já que no período em referência o mundo inteiro presenciava as transformações ocasionadas pela Revolução Industrial.

Juntamente com o aumento da capacidade produtiva das fábricas, surgiram nichos que resultaram nos modelos de negócio que temos atualmente, como a prestação do serviço de impermeabilizar fachadas exteriores

Neste sentido, é preciso ressaltar a mudança nos padrões de consumo, isso no Brasil e no mundo, fator que corrobora também para a quantidade de estratégias que temos nos dias atuais.

Para um melhor entendimento, é necessário frisar o objetivo em comum das empresas: o crescimento comercial e financeiro. Com isso, produções em larga escala são cruciais.

O intuito das fábricas foi não só aumentar a capacidade produtiva, influenciando a demanda do público de forma direta e indireta.

Entretanto, os negócios são situações que não acontecem de maneira linear, sendo importante o detalhamento de estratégias.

Os vendedores e demais profissionais da área de vendas possuem uma série de tarefas laborais, isso desde a consolidação dos negócios até atualmente.

Entre as principais atividades, podem ser destacadas:

  • Reuniões e visitas;
  • Ligações telefônicas;
  • Trocas de mensagens e e-mails;
  • Negociação.

Essas são as ações corriqueiramente vistas no departamento de vendas, e para que haja o atingimento de metas os colaboradores precisam elaborar um plano de cadência para construir contato com os potenciais compradores.

Dada a urgência de produção e o déficit de produtividade do departamento comercial, entende-se que o marketing se apresentou como um meio de auxiliar as empresas a alavancar o crescimento.

Dentro desse período, houve a aceleração digital, tendência que culminou na criação de diferentes plataformas aplicadas ao mundo corporativo.

Logo, se no surgimento da área de marketing era comum ver anúncios nos jornais sobre produtos e serviços, como consequência direta das mudanças no mercado internacional, o marketing e suas estratégias foram otimizados.

Em sequência, o marketing digital é um mecanismo que une as ações empresariais com tecnologia, havendo a projeção de aprimoramento com a inteligência de dados.

Com as métricas obtidas por empresas no geral, pode-se notar que o marketing digital é o principal recurso que permite às empresas alavancarem as vendas de produtos específicos, incluindo a agulha para etiquetadora tag

Saiba a importância dos dados

Os dados são informações importantes para a assertividade das estratégias, uma vez que podem conferir a visibilidade necessária às equipes e gestores.

As pequenas e médias empresas (PMEs) são os principais negócios que enfrentam desafios, já que seu funcionamento ocorre de forma autônoma, ou seja, se dá com a ausência de investimentos de terceiros. 

Basear o plano de ação estratégico com pesquisa e análise de dados era um movimento exclusivo das grandes empresas, já que estas possuem maior capital para investimentos e pessoas com maior qualificação.

Os stakeholders em negócios perceberam tal discrepância, fomentando a democratização no acesso à informação. O resultado foi tornar o acesso a recursos horizontais, de modo que tanto PMEs quanto multinacionais pudessem desfrutar de tais recursos.

Para um pequeno negócio focado na instalação de guarda corpo de aço galvanizado, que vem concentrando esforços com o marketing digital, o processo de mapeamento e análise de dados foi o que gerou o crescimento.

Analisando os benefícios da internet, é possível afirmar que ela pode ser porta de entrada para auxiliar as empresas a se relacionarem com os clientes.

Contextualizando com os resultados comerciais, pode-se dizer que os dados são fundamentais para o alinhamento de interesses entre marcas e consumidores, podendo destacar algumas aplicações destes:

Ajuste de estratégias

As estratégias são essenciais aos negócios, no entanto, devem ser assertivas para que as metas delegadas possam ser efetivamente atingidas. 

Por serem elaboradas por mão de obra humana, é comum que as decisões quando tomadas sem o respaldo necessário não atinjam os resultados esperados. A grande problemática nisso é a perda de capital e oportunidades.

Ao longo dos anos, o mercado pôde presenciar grandes empresas indo à falência justamente pela tomada de decisões erradas. 

No marketing, algumas marcas perderam espaço, pois não conseguiram estabelecer conexão com o público.

É nesse momento que entra a importância dos dados, estes conseguem dar a visibilidade real e necessária sobre o comportamento dos consumidores, demonstrando suas dores e desejos.

Cabe enfatizar que independente do nicho de atuação os dados auxiliam nas estratégias, seja na comercialização direta aos clientes finais ou vendas entre empresas de rack para patch panel.

Experiência do cliente

Dada a ampla concorrência entre empresas, cenário que surgiu juntamente com o modelo econômico de livre-comércio, o efetivo fechamento de negócios tornou-se ainda mais desafiador.

Isso acontece porque nos dias atuais, os compradores em potencial têm o poder de escolha de fornecedor ou prestador de serviço, uma vez que o modelo econômico vigente prevê o fim de monopólios e oligopólios.

Para modificar tal dificuldade, as empresas vêm reforçando o plano de ação estratégico. Quem atua na modalidade física, pode inserir banner loja infantil para atrair a atenção de clientes e trabalhar na arquitetura, por exemplo.  

As empresas que dispõem do marketing digital precisam trabalhar na experiência do cliente com o apoio de áreas como o design. Além disso, pode-se aprimorar a vivência dos compradores por intermédio de dados.

A realização de um estudo de mercado ajuda as marcas a compreenderem melhor a expectativa de seu público, construindo as ações, sites, conteúdos e demais técnicas de modo que gere identificação.

Educação de consumidores

Embora a demanda do público seja determinada pelo comportamento dos consumidores, é ideal que as empresas façam algo para influenciar direta ou indiretamente o comportamento de consumo, com o clickstream.

Alguns nichos em específico, pelo fato de estarem em pleno desenvolvimento, necessitam desse método. 

Além disso, é preciso considerar que as vendas são influenciadas por diferentes fatores, incluindo as movimentações na economia.

O poder de compra do público pode variar, sendo assim, se o intuito é continuar conferindo bons resultados comerciais para etiqueta numerada adesiva, deve-se trabalhar na educação do consumidor, por meio do clickstream.

Dentro do marketing digital, pode-se aplicar o marketing de conteúdo que consiste em estratégias para estreitar laços com o público. 

Para que os conteúdos efetivamente sejam correspondentes com a demanda, o mapeamento de dados é necessário, tornando simplificado o processo de construção. 

Afinal, o que é clickstream?

Tendo em vista a importância da internet para as estratégias de marketing, métodos como o clickstream foram desenvolvidos para auxiliar as empresas no processo de entendimento do comportamento do público.

Pesquisas de mercado e estudos de campo são comuns para a área de marketing, afinal, as marcas sempre tiveram a necessidade de buscar o alinhamento de interesses dentro do plano de ação.

No entanto, paralelamente à aceleração digital e a necessidade de obtenção de resultados em maior velocidade, foi necessário o desenvolvimento de meios de automatizar o processo de levantamento de informações.

O clickstream atua com a análise de indicadores como tráfego, interações, compartilhamento e cliques para captar os dados acerca do comportamento dos clientes, tornando o plano de ação organizacional assertivo.

Considerações finais

Portanto, com o ganho de relevância da internet no mundo corporativo, o marketing digital tornou-se o principal recurso para ajudar as empresas a alavancarem seus resultados comerciais e financeiros. 

Contudo, o mapeamento de dados por intermédio do clickstream é a ação que possibilita melhor visibilidade sobre a demanda no mercado, corroborando para o êxito empresarial. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.