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Clientes denunciam golpe de empresa de turismo em João Pessoa
17/08/2023 / 17:12
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Uma empresa que existe há mais de 10 anos e tem várias denúncias de golpes contra seus clientes está atuando na capital da Paraíba. É o que denunciam os compradores de diárias para hospedagem através da Litoral Hoteis e Turismo, com sede em Pernambuco. 

As pessoas são abordadas em supermercados, ou outros espaços de grande movimentação, e convencidas a participarem de um sorteio. Em seguida, os supostos ganhadores são convidados a usufruir de hospedagem gratuita em hotéis, com o pagamento apenas de taxas de serviço.

No entanto, quem busca desfrutar do tal prêmio, acaba descobrindo que pode ter caído numa armadilha. Uma das clientes denunciou ao F5 Online: “Dezenas de pessoas, eu inclusa, sofremos um golpe do Litoral Hotéis e Turismo e estamos de mãos atadas”. 

De acordo com ela, os clientes são levados a assinar um contrato de cerca de R$ 3 mil para utilizar diárias gratuitas em hotéis ao longo de três anos. “Descobrimos que, ao fazer o plano e tentar usar, as taxas de serviços são do valor de uma diária normal dos hotéis escolhidos. Além disso, quando tentamos rescindir contrato, eles simplesmente somem do mapa”, desabafou a cliente.

A empresa tem 58 reclamações de clientes na página Reclame Aqui, na internet, além da “reputação em análise”, de acordo com os critérios do site. Há denúncias de pessoas que se dizem vítimas de diferentes cidades, como Campina Grande, na Paraíba; Maceió, em Alagoas; Areia Branca, no Rio Grande do Norte; e no Rio de Janeiro.

“Minha esposa recebeu um cupom de sorteio de diárias em um estabelecimento comercial, e recebeu um ligação confirmando que teria ganho duas diárias para hotéis e pousadas (…) ao chegar para receber a premiação, a vendedora nos ofereceu um plano de viagens para usufruir de diárias, no valor de R$ 3.240,00 em 12x no cartão crédito”, diz uma das denúncias do Reclame Aqui. 

A cliente tentou agendar uma hospedagem através do plano, mas foi informada de que só havia disponibilidade de hotel “numa taxa de 17%, equivalente ao valor similar da própria diária para contratação particular”.

Outra denúncia diz: “Nesse pacote, paguei R$ 3 mil e me passaram um livro com vários hotéis e pousadas em muitos lugares, inclusive fora do Brasil. Até o presente momento, não consigo reservar nada, nem no contrato que paguei, nem no voucher que ganhei. É tudo por e-mail, só informam que os lugares estão indisponíveis, mandam entrar em contato outra data”.

A empresa mantém um site na internet, tem CNPJ ativo com o nome empresarial de Líder Operadora de Turismo e atua desde 2012. Ela também possui cadastrado um endereço físico no município de Paulista, região metropolitana de Recife, em Pernambuco. Nenhum dos contatos feitos pelo F5 através de e-mail e telefone foram respondidos. 

Orientações do Procon

Para casos como esse, o secretário executivo do Procon Municipal de João Pessoa, Júnior Pires, diz que “a orientação é procurar imediatamente os órgãos de Proteção e Defesa do Consumidor para que a gente possa atuar e ajudar os consumidores lesados nesses casos. Registrar um boletim de ocorrência e salvar todo e qualquer tipo de prova também é importante: conversas, comprovantes de pagamento, prints, ligações.